Paula Baccaro era técnica em enfermagem. Em 2016, descobriu uma doença autoimune. Precisou deixar o emprego e o sonho de se tornar enfermeira foi interrompido. As dificuldades financeiras surgiram, junto com a ideia de vender roupas.
Na época ela morava em Paranavaí. Começou a buscar as peças em São Paulo e vender na sala de casa. Um novo desafio surgiu junto com a pandemia e as vendas on-line ganharam força.
Em junho de 2020 ela abriu a primeira loja física em Ponta Grossa. O lucro era revertido em investimento: “era tudo investido em parcerias, em blogueira, em Instagram, pra gente começar a crescer. Foram dois anos nessa luta até que ano passado a nossa loja se destacou”, conta Paula.
Segundo ela, os desafios de empreender nunca deixam de existir: “a gente depende de mão de obra para fazer o nosso serviço com qualidade. Não adianta você prestar um bom atendimento online, hoje sou eu quem respondo as minhas redes sociais e, de repente, o meu cliente vir na loja e ser mal atendido”.
Estar preparado para as adversidades e pensar em estratégias para enfrentá-las é um dos aprendizados que ela tira da experiência adquirida. “Um bom empreendedor tem que estar preparado para resolver problemas todos os dias da vida dele, como problemas com funcionários, manutenção da loja e ter a delicadeza de lidar com o cliente”, pontua.
Investir no online é o principal conselho para quem quer começar um empreendimento, “não ter vergonha das redes socais”, assim como analisar as parcerias e o público que você quer atingir, são estratégias importantes até para saber como precificar os produtos.
“Hoje a minha loja não trabalha com uma peça mais cara do que R$ 260, porque se eu trouxer, não vende”. Grupos no WhatsApp também são uma boa para divulgar os produtos e gerar interesse nas clientes.
- Será que existem desafios no empreendedorismo feminino?
- De 0 a 10, quanto vale a sua ideia?
- Constância: o segredo para empreender com sucesso
Para 2024, o plano é crescer sem perder a qualidade já oferecida, trabalhando com preços justos. Em fevereiro, Paula Baccaro inaugura a segunda loja em Ponta Grossa. “A nossa loja vem crescendo muito e hoje se tornou pequena e nós vamos expandir para melhor atender o nosso público. Também nós lançamos os nossos calçados e a ideia agora é trazer outras marcas para nossa loja”, completa.