Um professor universitário foi preso nesta quarta-feira (18) ao tentar sequestrar duas crianças em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba. O crime foi registrado por câmeras de segurança (assista abaixo). O homem de 50 anos trabalha na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Conforme consta no boletim de ocorrência do caso, uma menina de 12 anos que foi vítima da tentativa de sequestro contou que o professor estava com seu Fiat Doblo parado em frente à casa dela.
Quando a garota saiu de casa para ir à escola, o motorista deu a partida no veículo e a chamou para entrar no carro. A menina não aceitou o convite e o professor tentou descer do carro para agarrá-la.
Assustada, a menina conseguiu fugir e correu até um mercado perto do local, onde pediu socorro.
Professor preso ao tentar sequestrar criança
A Guarda Municipal foi acionada e o professor foi preso em flagrante. Os guardas que prenderam o homem disseram à polícia que, quando chegaram no local, o suspeito já tinha sido abordado pelo pai e pelo tio da criança.
Os agentes revelaram ainda que havia uma balaclava (touca ninja) no bolso dele, além cerveja e doces dentro do carro. O professor fez o teste do bafômetro, que apontou 0,09 miligramas de álcool por litro de ar, o que não configura crime de trânsito.
- Jovem agride médico com martelo após exame pré-natal da esposa; vídeo
- Caminhão bate em poste e interdita BR-277 por duas horas
- Operação mira em quadrilha que usava contas de esposas para tráfico de drogas
O homem foi levado até a delegacia para prestar depoimento, mas foi liberado depois de pagar fiança de R$ 2 mil.
Vídeo mostra professor tentando agarrar criança
Antes da situação com a menina, o mesmo professor já teria abordado um menino de 11 anos, também no centro de Quatro Barras. O vídeo mostra o momento em que ele passa pela criança, dá a ré e chama o garoto.
Em seguida, o menino se aproxima da janela do carro e é possível perceber o momento em que ele aparenta estar em desespero – segundo testemunhas, o professor o puxou pelo braço para forçá-lo a entrar no automóvel.
O garoto consegue se soltar e o professor decide ir embora com o veículo. Pouco tempo depois, a jovem de 12 anos foi abordada.
Professor nega tentar sequestrar crianças
No depoimento ao delegado responsável pelo caso, o professor disse que entrou em Quatro Barras para almoçar e, depois, pretendia ir a um templo budista. Ele negou tentar sequestrar as crianças e disse que tudo não passou de um mal-entendido.
O delegado ainda questiona o suspeito sobre o motivo dele ter engatado a ré por vários metros, e o professor alega que só queria estacionar o carro. Ele argumenta que, ao fazer a manobra, reconheceu o garoto de 11 anos e tentou conversar com ele, mas negou ter feito qualquer ameaça.
UFPR se manifesta sobre professor suspeito
Em nota, a UFPR informou que ficou sabendo do caso por meio da imprensa e reiterou o compromisso de “aguardar as investigações em curso e a subsequente decisão da justiça, respeitando rigorosamente os princípios do amplo direito de defesa e do contraditório, que são fundamentais em casos de acusações criminais”.
Além disso, a UFPR se colocou à disposição das autoridades para colaborar com as investigações “no que for necessário”.