As forças de salvamento do Paraná já realizaram o resgate de 786 pessoas no Rio Grande do Sul (RS). O estado já confirmou 78 mortes e 105 desaparecidos devido às chuvas.
Os 34 bombeiros militares e dois policiais militares, com apoio de embarcações e um helicóptero, trabalham em Eldorado do Sul e Canoas. Já no fim da semana anterior, os atendimentos foram em Porto Alegre e Lajeado.
O resgate no Rio Grande do Sul envolve acesso a regiões alagadas para atender famílias isoladas, que são levadas para locais seguros e com atendimento das prefeituras. Animais domésticos também estão sendo resgatados pelas forças paranaenses.
O Paraná vai enviar alimentos, colchões, kits dormitório e copos d’água para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A Sanepar doará 3 mil caixas, com 144 mil copos d’água potável para o consumo da população. Já a Ceasa/PR vai enviar seis toneladas de comida.
Resgate no Rio Grande do Sul
Nesta segunda-feira (6), quatro caminhões-baú da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná irão para o RS com colchões e kits dormitório (composto por cobertor, travesseiro, lençol e fronha) para atender as pessoas desabrigadas.
Veja também:
- Chuvas no Rio Grande do Sul afetam cerca de 850 mil pessoas
- Rio Grande do Sul tem 6 barragens com alerta de risco de ruptura
O Paraná também está unindo esforços na campanha SOS RS. Até quarta-feira (8), podem ser doados alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e limpeza, bem como colchões, colchonetes e cobertas. As doações podem entregues pela população em qualquer quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.
O governo do Rio Grande do Sul informou que 134,3 mil pessoas estão fora de casa, sendo 18,4 mil em abrigos e 115,8 mil desalojadas. Elas receberão abrigo nas casas de familiares ou amigos.