Um caminhoneiro foi preso em flagrante depois de quase provocar um acidente grave na BR-116, em Rio Negro, no Paraná.
Imagens de câmeras de segurança acopladas em outro caminhão mostram o motorista forçando uma ultrapassagem e obrigando motoristas de outros veículos a desviarem para o acostamento (assista abaixo).
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recebeu denúncias pelo número 191 de que o motorista de um caminhão amarelo com placas de São Marcos (RS) estaria ultrapassando em local proibido e obrigando vários motoristas a saírem da pista para não sofrerem um acidente.
O caminhão foi encontrado na rodovia sentido sul em Rio Negro. De acordo com a PRF, o disco do tacógrafo estava vencido e, por isso, não havia como comprovar há quantas horas o motorista estava dirigindo sem descanso.
Mesmo assim, o caminhoneiro confessou aos policiais que começou a viagem no dia anterior, no Espírito Santo, e entregaria a carga de frutas no Rio Grande do Sul sem cumprir o descanso obrigatório.
Vídeo comprova que caminhoneiro quase causou acidente
Enquanto os policiais faziam a abordagem, outro caminhoneiro parou na unidade da PRF e mostrou aos policiais as imagens capturadas pelas câmeras de segurança de seu veículo.
Elas comprovaram as manobras perigosas feitas pelo motorista denunciado. Além de ultrapassar em faixa contínua, os policiais também confirmaram que pelo menos três carros tiveram que desviar para o acostamento para evitar um acidente grave.
- Carro bate contra muro após acidente em Colombo
- Engavetamento bloqueia faixa da BR-277, em Campo Largo
- Ônibus com 42 passageiros tomba e deixa feridos na BR-277
Dentro da cabine, em um compartimento escondido, os policiais encontraram 17 comprimidos de anfetaminas, conhecidas popularmente como ‘rebite’, usadas para inibir o sono principalmente entre motoristas que não cumprem o descanso obrigatório.
O caminhoneiro de 23 anos não tinha sinais de estar sob efeito da droga, mas vai responder a um termo circunstanciado para esclarecer os fatos. O caminhão foi retido no pátio da PRF e liberado somente na manhã do dia seguinte, depois que o motorista cumpriu o descanso obrigatório.