Polícia faz operação contra fraude à licitação no Paraná

Com a colaboração de PCPR

Uma operação da Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpre seis mandados de busca e apreensão contra suspeitos de criar empresas fantasmas para fraudar licitações em Santa Helena, no Oeste do estado. A ação acontece desde a manhã desta quinta-feira (26).

fraude-licitacao-santa-helena
Foto: PCPR

A soma dos prejuízos aos cofres públicos de Santa Helena ultrapassa o valor de R$ 8 milhões. Ao todo, 25 policiais civis participam da ação.

A operação tem como objetivo cumprir os mandados de busca e apreender objetos que auxiliem na apuração dos fatos.

As investigações iniciaram em agosto de 2020, após requisição do Ministério Público para a instauração do inquérito policial visando apurar fraudes a licitações que teriam sido praticadas por um ex-secretário municipal e outras pessoas ligadas a ele.

Veja também:

O grupo usava uma empresa fantasma para burlar o processo licitatório. A empresa ganhou, segundo as investigações, diversas licitações e foi criada em nome de terceiros para vencer os certames durante a ocupação do cargo pelo servidor municipal.

“Além do favorecimento no processo licitatório, houve superfaturamento dos valores pagos, bem como, os produtos não foram entregues na quantidade devida ou mesmo desviados em proveito da organização e para fins políticos”,

afirma o delegado da PCPR Rogerson Salgado.

Já é a segunda fase da ação. A primeira aconteceu no dia 7 de abril de 2021, onde foram apreendidos aparelhos celulares que auxiliaram no andamento das investigações.

Os policiais civis apuraram que além dos alvos investigados, havia outra empresa fantasma que ganhou outros lotes licitatórios, cooperando com o esquema criminoso.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa