Uma ação do Governo do Estado vai antecipar o pagamento do Bolsa Família para esta segunda-feira (11) em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), cerca de 17.178 famílias são-joseenses serão beneficiadas por essa medida, que é uma resposta aos impactos das fortes chuvas que assolaram os municípios paranaenses nos últimos meses.
Geralmente, o pagamento do benefício segue uma ordem de acordo com o número final do NIS. Entretanto, seguindo as diretrizes da Informação Técnica n° 93, que detalha as Ações Especiais de Pagamento do Programa Bolsa Família para Municípios em Situação de Emergência, o calendário de pagamento por final de NIS foi desabilitado para São José dos Pinhais.
Ou seja, o benefício estará disponível para saque e transferência bancária independentemente do número final do NIS, que beneficia tanto aqueles pagos por meio da Plataforma Social quanto os que recebem o crédito em conta poupança digital. A antecipação do pagamento para o mês de dezembro visa proporcionar um alívio financeiro às famílias beneficiárias antes do Natal.
Essa ação especial de pagamento foi homologada aos municípios listados na planilha de acordo com a PORTARIA MC Nº 775, de 2 de Junho de 2022. Além da antecipação, a portaria autoriza o saque sem cartão e sem uso de documentos para beneficiários que os tenham perdido, mediante o uso da Declaração Especial de Pagamento emitida pela gestão municipal.
Veja também:
- Bairros de São José dos Pinhais devem ficar sem água hoje (11)
- Universidade do Paraná abre PSS com salários de até R$ 9,3 mil
Outra medida importante é a prorrogação dos prazos para atualização cadastral e repercussão nos benefícios do Bolsa Família para as famílias incluídas nos processos de Averiguação Cadastral e Revisão Cadastral nos municípios nessa situação, pelo período de 2 meses.
A ação emergencial visa assegurar o suporte financeiro necessário às famílias em um momento delicado, proporcionando não apenas o acesso rápido aos recursos do Bolsa Família, mas também facilitando procedimentos administrativos para garantir a continuidade do benefício no futuro.