A Horse, empresa multinacional na produção automotiva, anunciou investimento de R$ 100 milhões na construção de uma nova fábrica em São José dos Pinhais.
A formalização do contrato aconteceu nesta semana em evento no Palácio do Governo com o CEO da empresa, Patrice Haettel, o governador Ratinho Junior e a prefeita Nina Singer.
O destaque do novo investimento é o novo motor 1.3 turbo, que será produzido na nova fábrica de São José dos Pinhais. O modelo alinha alta potência, eficiência energética e baixa emissão de carbono. O motor poderá usar gasolina ou etanol e deve ser integrado em modelos híbridos.
A decisão da Horse de produzir localmente substituirá importações e também abrirá caminho para exportações para a América do Sul, Europa e Oriente Médio. Até então, o modelo 1.3 era exclusivamente produzido na unidade da empresa em Valladolid, na Espanha.
O governador Ratinho Junior destacou que os novos investimentos estão em sintonia com a estratégia do Governo do Estado de promover o Paraná como uma potência econômica, com enfoque em investimentos ambientalmente sustentáveis.
“A Horse é uma empresa global de alta tecnologia focada na produção de motores mais eficientes, que poluem menos, e que escolheu o Paraná para investir, gerando centenas de empregos para a nossa população”, afirmou.
Nova fábrica vai gerar empregos em São José dos Pinhais
Com a instalação da Horse, espera-se a criação de novos postos de trabalho, promovendo inovação e desenvolvimento econômico na região. A prefeita Nina Singer ressaltou a importância desses investimentos para São José dos Pinhais, já reconhecida por sua vocação industrial.
“A instalação da Horse, assim como a Renault, que já está presente há 25 anos, contribuirá para o crescimento do nosso município, irá gerar mais empregos e aumentará a arrecadação municipal”, destacou.
- Comércio da Rua XV celebra aumento de até 70% nas vendas de Natal
- Confira os bilhetes premiados no 61º sorteio do Nota Curitibana
- Supermercado no Umbará é reinaugurado após obras de revitalização
A Horse é centrada no desenvolvimento de motores de baixas emissões, híbridos e motores de combustão interna. Segundo Wesley Palma, diretor de Operações da Horse Brasil, a nova linha fabril será implantada imediatamente, alinhando-se à estratégia da empresa de atender às demandas da economia verde.
“O motor 1.3 turbo é extremamente focado em eficiência energética e baixa emissão de carbono, além de estar predisposto a uma transição para o modelo híbrido no futuro. O investimento será aplicado na fabricação do motor e de peças que servirão para futuros projetos da Horse no Brasil”, explicou.