São José dos Pinhais completa 171 anos de Emancipação Política na próxima segunda-feira (8) e, em celebração, a Prefeitura estabeleceu ponto facultativo em todas as repartições públicas.
O decreto n° 5.781, que estabelece o ponto facultativo na cidade, foi assinado pela prefeita Nina Singer e publicado no Diário Oficial do Município de 26 de dezembro de 2023.
A administração municipal também determina ainda que o os serviços considerados essenciais devem funcionar com escalas especiais.
Neste ano, a solenidade em homenagem à independência do município será realizada na terça-feira (9), às 9h30, na sede da Prefeitura.
- Curitiba abre vagas para castração gratuita de cães e gatos em janeiro
- Veja o horário dos shows que vão agitar o litoral paranaense neste verão
- Paraná: 29,5% dos motoristas fizeram exame toxicológico no prazo
Criada em 16 de julho de 1852, por meio da lei nº 10 da província de São Paulo (SP), a Vila de São José dos Pinhais, como era chamada na época, teve em 8 de janeiro de 1853 a instalação da Câmara dos Vereadores, desmembrando-se da província de São Paulo. Em dezembro de 1897, a Vila foi elevada à categoria de Cidade.
Funcionamento dos serviços essenciais em São José dos Pinhais
- Saúde: as Unidades Básicas de Saúde, assim como as clínicas e atendimentos especializados, param neste dia 8. Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Afonso Pena e Rui Barbosa e o Hospital e Maternidade São José funcionarão normalmente na segunda-feira.
- Segurança: o atendimento de emergência da Guarda Municipal e da Defesa Civil será 24 horas e ininterrupto por meio dos telefones 153 ou 0800 153 0800.
- Coleta de lixo: a coleta de lixo seguirá o calendário normal de recolhimento nos bairros.
- Transporte coletivo: o funcionamento das linhas de ônibus será normal.