O trânsito na BR-376 em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, será interditado neste sábado (13) e domingo (14). O bloqueio é para transporte e lançamento de vigas do Viaduto do Bradesco, que está em construção.
Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER), são 14 peças que pesam 45 toneladas cada uma, tendo 30 metros de comprimento. Elas são içadas por guindaste no canteiro de obras, na rua Joinville, e levadas até a interseção desta com a BR-376 e a Alameda Bom Pastor, próximo ao Contorno Leste de Curitiba.
Para garantir a segurança de todos os envolvidos, o tráfego de veículos será totalmente bloqueado, inclusive nas marginais, enquanto as peças são içadas dos caminhões e posicionadas na mesoestrutura do viaduto.
- IPVA: veja os valores dos 20 veículos mais vendidos em 2023
- ‘Saidinha’ de fim de ano: Paraná tem 72 foragidos
Desvios no trânsito da BR-376
A interdição na BR-376 em São José dos Pinhais vai da altura do Posto Condor (Alameda Arpo) até o Posto Piloto (Rua Pedrina Costa Viski), em ambos os sentidos.
O desvio sentido Santa Catarina indicado é pela Rua Campo Largo. Já no sentido Curitiba, existem três opções de desvio: pela alça de acesso ao Contorno Leste, pela Rua Julio Rocco e pelo acesso à Alameda Bom Pastor, por meio do Posto Piloto.
A operação terá início no sábado de manhã, se estendendo ao longo do dia e de domingo. Ela pode ser adiada ou prolongada, de acordo com as condições climáticas na ocasião. O tráfego na BR-376 será liberado temporariamente no intervalo entre o lançamento das vigas e o início do transporte das demais peças.
Viaduto Bradesco
O viaduto é uma obra custeada pelo Governo do Paraná, com investimento de R$ 36.822.273,34. O projeto foi elaborado pela prefeitura de São José dos Pinhais e doado ao DER/. Até agora já foram executados 56,12% da obra, um investimento de R$ 20.666.558,92.
O projeto prevê a elevação das pistas de rolamento da BR-376 para o tráfego de longa distância, com o trânsito de veículos das vias municipais pela passagem inferior do viaduto e por meio de duas rotatórias na altura da Rua Joinville e Alameda Bom Pastor. Isso evitará os congestionamentos e longos períodos de espera na interseção atual, o que garantirá mais segurança aos usuários.