A Secretaria da Educação do Paraná, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública, abriu nesta semana o processo para seleção de policiais militares da reserva atuarem nos colégios cívico-militares do Estado.
Os militares da reserva que desejam fazer parte do Quadro do Corpo de Militares Estaduais Inativos Voluntários (CMEIV) têm até 30 de julho para se inscreverem e ficarem aptos a atuarem nos colégios cívico-militares do Paraná.
O processo seletivo leva em consideração os requisitos estabelecidos na Lei 21.312/2022, como o número de vagas e locais de atuação. Todos os detalhes para os interessados na inscrição estão no edital do processo.
O resultado final será divulgado no dia 29 de setembro.
Paraná vai ampliar número de colégios cívico-militares
Embora o governo federal tenha anunciado que vai descontinuar o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), bandeira do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador Ratinho Junior (PSD) confirmou que pretende ampliar o número de colégios nesse modelo de ensino no Paraná.
As 12 escolas da rede estadual que estavam integradas ao modelo nacional, sob administração das Forças Armadas, serão migradas para a gestão estadual a partir de 2024, com o início do novo ano letivo.
- Paraná vai ampliar escolas cívico-militares, diz Ratinho Junior
- Bakri diz que Paraná vai assumir 12 escolas cívico-militares
- Governo Lula decide acabar com escolas cívico-militares
Outros 194 colégios cívico-militares do próprio Estado já fazem parte do programa estadual, o maior número do Brasil.
“Com a abertura do edital de seleção, além de completar o quadro de militares nas 194 escolas que já fazem parte do modelo, poderemos atender as 12 instituições do modelo federal e, ainda, as futuras instituições onde a comunidade escolar demonstrar interesse pelo programa”, explica Soraia Cristina Azevedo, coordenadora pedagógica dos colégios cívico-militares.