O temporal que atingiu o Paraná na tarde desta quinta-feira (21) deixou mais de 200 mil domicílios sem luz. As fortes chuvas avançaram pelo pelo Oeste e Sudoeste do estado e passaram por municípios de todas as regiões.
Na última atualização divulgada pela Copel, havia 4.023 danos à rede de distribuição de energia. com 217 mil domicílios desligados ao todo.
Veja os municípios mais afetados pela falta de energia elétrica:
Região Oeste
- Toledo – 11,9 mil unidades consumidoras sem energia
- Foz do Iguaçu – 8,7 mil
- Cascavel – 5,8 mil
Noroeste
- Umuarama – 7,4 mil
- Querência do Norte – 5,2 mil
- Mandaguari – 4,7 mil
Centro-Sul e Leste
- Reserva – 11,1 mil
- Ponta Grossa – 6,2 mil
- Colombo – 3,6 mil
- Balsa Nova – 2,7 mil
Às 15h, a Copel divulgou que em Curitiba havia mais de 9 mil domicílios sem luz. Equipes da Copel trabalham para restabelecer a energia nos locais afetados.
Temporal no Paraná
De acordo com o Simepar, foram registradas rajadas de vento de 91,4 km/h em Foz do Iguaçu, 96,1 km/h próximo a Francisco Beltrão e 87,1 km/h em Nova Prata do Iguaçu.
De acordo com a Escala de Beaufort, que mede a força dos ventos, essas rajadas são consideradas ventanias fortíssimas e têm o potencial para provocar danos em habitações.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou na tarde desta quinta (21) alertas amarelo e laranja para chuvas intensas e tempestades no Paraná. Veja as regiões afetadas: