O forte temporal que atingiu Cascavel na madrugada desta quarta-feira (4) causou a ocorrência de um tornado, indica análise do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
O meteorologista Marco Jusevicius explicou que a identificação foi feita após a análise de radares e vídeos gravados de helicópteros que mostram o fenômeno na região sul do município.
“Com base nas evidências das destruição observada, este tornado foi categorizado como um do tipo F2 pela escala Fujita, escala que vai de F0 até F5”, afirma Jusevicius.
O meteorologista diz que, nesta escala, os ventos mais intensos atingem entre 180 e 250 km/h próximo do ponto de toque com o solo.
Temporal causou estragos em Cascavel
Desde a madrugada desta quarta-feira (4), moradores de Cascavel vêm sendo castigados pelo forte temporal, com chuva intensa e rajadas de vento fortes. Além do estrago em várias regiões da cidade, a Copel informou que pelo menos 45 mil imóveis estavam sem energia por volta das 12h.
Em todo o estado, mais de 100 mil unidades consumidoras ficaram sem energia.
Dezenas de árvores caíram e derrubaram postes e fios, além de placas de trânsito e de lojas. Também há registros de destelhamentos de vários imóveis na cidade.
Veja mais sobre os temporais no Paraná: