O Ministério Público do Paraná (MP) deflagrou nesta sexta-feira (1º) uma operação contra três veterinários suspeitos de tráfico de drogas. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriu seis mandados de busca e apreensão em residências e clínicas veterinárias de Curitiba e Paranaguá.
Segundo o MP, a Operação Nexus investiga o crime de tráfico de drogas vinculado à aquisição e prescrição de medicamentos controlados de uso veterinário – cetamina e mefentermina.
As investigações apuraram que os veterinários emitiam emitiam notificações de aquisição ou prescreviam estas substâncias em quantidades muito acima do normal observado na medicina veterinária regular.
- Abertura de fábrica em Curitiba vai gerar centenas de empregos
- Litoral do Paraná terá contorno para desafogar trânsito
A operação desta sexta (1º) teve como objetivo verificar se a cetamina e a mefertamina prescritas ou adquiridas pelos três investigados estava sendo usada para procedimentos veterinários, ou se as substâncias eram desviadas para uso recreacional e criminoso. Os agentes também apuram se os suspeitos tinham redes de contato com traficantes ou usuários.
O Gaeco realizou a apreensão de documentos e dispositivos eletrônicos, além de porções de maconha e haxixe para uso pessoal e uma arma de fogo sem registro.
Medicamentos são usados no tráfico de drogas e “boa noite, Cinderela”
A cetamina é um medicamente usado como anestésico para pessoas e animais. Porém, a substância também é utilizada como droga para uso recreativo e também para sedação de vítimas no golpe conhecido como “boa noite, Cinderela”.
Já a mefentermina é um complexo de vitaminas utilizada na veterinária, mas também empregada indevidamente para aumento de performance em atividades esportivas.