Paraná tem 31 pessoas na lista de espera por transplante de coração

No Paraná, 31 pessoas estão aguardando por um transplante de coração, o mesmo procedimento ao qual o apresentador Fausto Silva foi submetido neste domingo (27).

transplante-coracao-parana
Foto: Albari Rosa/AEN

Faustão está internado desde o dia 5 de agosto após apresentar um grave quadro de insuficiência cardíaca. A repercussão do procedimento do apresentador fez com que mais pessoas buscassem entender sobre esse tipo de transplante.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), no Paraná há cinco equipes de transplantes de adultos e uma pediátrica, autorizadas a realizar os transplantes cardíacos no Estado.

Em 2023, até agosto foram realizados 14 transplantes de coração no Paraná, todos financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nos últimos 10 anos, foram mais de 300 cirurgias.

Tempo de espera para transplante de coração no Paraná

Faustão aguardou cerca de uma semana para conseguir o transplante de coração, desde o dia em que foi incluído na lista única de espera da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Até a publicação desta matéria, havia 386 pessoas aguardando por um transplante cardíaco em todo o Brasil.

A “rapidez” foi questionada por internautas nas redes sociais. Com a repercussão, o Ministério da Saúde publicou uma nota explicando que o recebimento dos transplantes de coração segue uma série de critérios, como tipo sanguíneo, compatibilidade de peso e altura, genética e critérios de gravidade.

Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica.

No caso do apresentador Fausto Silva, em razão de seu estado grave de saúde, ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento”.

Aqui no Paraná, atualmente 31 pacientes aguardam o transplante cardíaco. Segundo a Sesa, em 2023 a média do tempo de fila de espera é de 14 meses, sendo que 42% dos transplantes ocorreram em receptores com tempo de fila de espera entre 1 a 2 anos.

Os dados, que vem de relatório do Sistema Nacional de Transplantes, também indicam que, entre os pacientes, 51% são do sexo masculino e 49% do sexo feminino.

A faixa etária mais frequente é a de entre 50 e 64 anos (37%), seguido de 35 a 49 anos (20,7%).

Ainda segundo a Sesa, entre os pacientes da lista de espera, os diagnósticos mais comuns são:

  • Insuficiência Cardíaca em Classe III NYHA (73,9%) e
  • Arritmias consideradas malignas (16,7%).

Outros diagnósticos representam 9,3%.

Mais informações sobre transplantes e como ser um doador de órgãos podem ser acessadas no site do Sistema Estadual de Transplantes do Paraná.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Guilherme C Carneiro
chevron-up Created with Sketch Beta.