Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

A competição reuniu guarda-vidas militares e civis em diversas modalidades de salvamento

Matinhos recebe a 20ª edição Troféu Elite do Corpo de Bombeiros

A praia mansa de Caiobá, em Matinhos (PR), recebeu a 20º edição do Troféu Elite do Corpo de Bombeiros do Paraná na manhã de hoje (15). A tradicional competição reuniu 60 guarda-vidas, entre militares e civis, que além de terem um momento de confraternização puderam testar os seus limites nas diferentes modalidades de salvamento. O evento contou com a participação de equipes de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba, e os vencedores deste ano são os guarda-vidas de Matinhos.

O Comandante do 8º Grupamento de Bombeiros e Coordenador do Verão Paraná pelo Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Paulo Henrique de Souza, destacou que este encontro  "é importante para analisar o desempenho técnico desses bombeiros. A competição criou um ambiente saudável e quem ganha com isso é a sociedade que tem um profissional mais apto”, destaca.

Os guarda-vidas reuniram-se na Praia Mansa de Caiobá a partir das 8 horas para se dividirem nas modalidades e fazerem o aquecimento. Após as orientações necessárias, as equipes iniciaram a prova por volta das 9 horas. O primeiro a entrar na água e um dos primeiros a cruzar a linha de chegada foi o soldado Robson Ferreira Alves, que faz parte da Subárea de Guaratuba e integrou a equipe que venceu a última edição do Troféu Elite. "Nossa atividade requer uma grande preparação e durante a temporada vamos nos exercitando para esta competição tão acirrada. No ano anterior saímos campeões e espero repetir a dose", conta.

COMPETIÇÃO - A porta-voz do Corpo de Bombeiros no “Verão Paraná 2016/2017”, tenente Virgínia Maria Zambrim Turra, explica que São categorias dividas por faixa etária, em que cada grupo contém quatro guarda-vidas que são divididos pelas técnicas de deslocamento equipado: com pranchão de salvamento, equipado com kit de busca aquática em mergulho livre [snorkel, máscara e nadadeira], equipado com cinto de Salvamento Aquático e nadadeira e sem equipamento.

Os 60 guarda-vidas que participam da competição percorreram mil metros de natação e o grupo que teve a somatória de tempo menor venceu, sendo a subárea de Matinhos o campeão desta edição. Todos os participantes receberam medalhas e o grupo que ficou com a primeira colocação ganhou o troféu.

Com informações da assessoria de imprensa da Polícia Militar