Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Arquidiocese de Curitiba divulga programação da Semana Santa

(Foto: Daniel Castellano / SMCS) - Arquidiocese de Curitiba divulga programação da Semana Santa
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

A Igreja Católica comemora na Semana Santa os Mistérios da Paixão – Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo a partir da próxima quinta-feira (18). Após o ponto de início com o Domingo de Ramos, celebrado no último domingo (14), as celebrações ocorrem durante a semana toda. A movimentação maior é prevista para o Tríduo Pascal - Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Vigília Pascal, véspera do Domingo de Páscoa.

Cada paróquia realiza sua programação especial durante a semana, incluindo as 142 paróquias da Arquidiocese de Curitiba. A programação de parte das paróquias da Arquidiocese de Curitiba pode ser consultada no site da arquidiocese ou direto na secretaria das próprias paróquias. Durante os dias do Tríduo, o arcebispo Dom José Antônio Peruzzo realizará celebrações na Catedral Metropolitana de Curitiba. 

Na quinta-feira, 18 de abril, Dom Peruzzo presidirá a Missa dos Santos Óleos, às 9 horas, na Catedral. Neste horário não há missas em outras paróquias da Arquidiocese, pois a celebração reúne os bispos, padres e diáconos de toda a arquidiocese, além de representantes das comunidades paroquiais para acompanhar a missa. Durante a missa os padres presentes renovam suas promessas sacerdotais. Leva o nome de ‘Santos Óleos’ pela consagração aos óleos que são usados ao longo de todo nas celebrações de Batismo, Crisma e na Unção dos Enfermos em qualquer paróquia ou capela da Arquidiocese.

À noite, às 19h, é aberto o Tríduo Pascal com a celebração da Santa Missa da Ceia do Senhor e a cerimônia do Lava-pés. Lavar os pés é colocar-se a serviço dos irmãos na evangelização, caridade e doença.

Na sexta-feira da Paixão, dia 19, acontecem celebrações da Paixão do Senhor e procissões do Senhor Morto, relembrando o sacrifício de Jesus. No centro de Curitiba, diversos grupos saem das Igrejas mais centrais em direção à Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Tradicionalmente a procissão reúne cerca de 5 mil pessoas.

No sábado Santo (20) é celebrada a Vigília Pascal e no domingo a Missa de Páscoa. O arcebispo celebra a Vigília no sábado às 19h, e a Missa de Páscoa no domingo às 10h.

Programação

18 de abril | Quinta-feira Santa - Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais

09:00 – Santa Missa com sagração dos Santos Óleos e Jubileu dos Sacerdotes

19:00 – Santa Missa na Ceia do Senhor e Lava-pés


19 de abril | Sexta-feira Santa

A partir das 15:00 – Ato Litúrgico da Paixão de nosso Senhor seguido da Procissão (saída de diversas igrejas centrais). 

17:30 – Acolhida da Procissão do Senhor Morto na Catedral

Neste dia, diversas são também as encenações da Paixão de Cristo abertas à comunidade em diferentes paróquias e espaços da cidade.


20 de abril | Sábado

19h – Vigília Pascal na Catedral


21 de abril | Domingo de Páscoa

10h – Missa de Páscoa na Catedral


Programação do Tríduo Pascal nas paróquias disponível em http://arquidiocesedecuritiba.org.br/2019/04/12/semana-santa-confira-programacao-triduo-pascal-na-arquidiocese-de-curitiba/

Procissão da Sexta-feira Santa

15h45 - Início da procissão no Santuário Nossa Senhora de Perpétuo Socorro

16h15 - Início da procissão no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe

16h30 - Encontro das imagens do Senhor Morto com a de Nossa Senhora das Dores na esquina da Marechal Deodoro com a Conselheiro Laurindo

16h35 Início da procissão na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões junto com a Paróquia Santo Estanislau

17h - Encontro entre as procissões no cruzamento da Mal. Deodoro com a Mal Floriano Peixoto

17h30 - Chegada da Procissão na Catedral Basílica de Curitiba Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, seguida de benção do arcebispo e contemplação individual da cruz e das imagens processionais.

 * Na Catedral, a celebração do Ato Litúrgico é realizada às 15h.

Colaboração Assessoria de imprensa

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo