Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Base do Nepom promete engrossar fiscalização contra tráfico e contrabando no rio Paraná

Nova base do Nepom promete engrossar fiscalização no rio Paraná

A nova base do Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom) foi inaugurada nesta sexta-feira (11),às margens do Rio Paraná, no antigo estaleiro, na Vila Portes, próximo à Ponte da Amizade.

Inicialmente, foi prometida a presença do ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, mas ele não compareceu. Estiveram no local o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Leandro Daiello, a prefeita interina Ivone Barofaldi e outras autoridades.

O objetivo da base é fiscalizar um dos trechos mais críticos, utilizado por contrabandistas e traficantes. A reforma no barracão foi concluída e servirá de abrigo aos veículos, armas e equipamentos. 

A partir de agora, os agentes da Polícia Federal, juntamente com a Força Nacional, estarão patrulhando o rio 24 horas por dia. A PRF também faz parte do projeto, com apoio dos demais órgãos de segurança.

Além de policiais treinados, haverá embarcações blindadas, armamento moderno e sofisticado e equipamentos de última geração para vigilância permanente. Entre os equipamentos estarão binóculos e câmeras potentes com capacidade de captar imagens noturnas em boa resolução.

Do ponto de observação da base, será possível avistar com perfeição as atividades criminosas ao longo do rio. Os policiais usarão uniformes camuflados para dificultar a visão de contrabandistas e traficantes.

O Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom) é um núcleo da PF criado para dar resposta à alta taxa de criminalidade nos portos brasileiros, bem como a necessidade de patrulhamento ostensivo para evitar a ocorrência de ilícitos penais nos rios da Amazônia e das fronteiras brasileiras (sobretudo o lago de Itaipu e na fronteira Brasil-Paraguai).

Colaboração: Cris Neres/Rede Massa.