Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Bibliotecas públicas estão em clima de Carnaval

(Foto: Divulgação) - Bibliotecas públicas estão em clima de Carnaval
(Foto: Divulgação)

No mês do Carnaval, a festa popular brasileira que toma conta de ruas e salões com sons, cores e criatividade, invadiu também as bibliotecas públicas de Maringá. Todas as seis unidades do Município estão decoradas com temas carnavalescos, tudo feito para atrair mais pessoas para o bloco da leitura.

Na biblioteca do distrito de Iguatemi, a agente administrativo Francieli Regiane da Cruz Sanches confeccionou serpentinas, máscaras e outros símbolos do Carnaval que estimulam a curiosidade de crianças e adultos. “Eles ficam encantados, surpresos, querem saber como foi feito e alguns até se oferecem para ajudar”, disse.

Em outra unidade, no Parque das Palmeiras, a decoração foi feita com materiais recicláveis e tem como tema os mares e rios. A assistente administrativo Célia Maria Fiorese diz que a temática também é utilizada nas oficinas oferecidas para as crianças que frequentam o local.

Segundo o bibliotecário Cláudio Muchiutti Junior, com um ambiente mais atrativo, aumenta a interação dos usuários com os serviços da biblioteca. “Estamos sempre mudando o visual para não ficar aquela coisa monótona. Já fizemos decoração do Dia das Bruxas, do Natal, agora do Carnaval e já estamos pensando no tema da Páscoa”, explica.

A Gerente de Promoção da Leitura, Ana Estela Codato Silva, explica que a iniciativa visa a dinamização cultural. “A leitura é fundamental na formação do indivíduo, do cidadão. Nosso objetivo é tornar o ambiente mais prazeroso para que o leitor se sinta bem e tenha vontade de ficar mais tempo, de voltar, emprestar e ler mais livros”.

Acervo

As bibliotecas públicas de Maringá contam com um acervo estimado em mais de 130 mil títulos entre livros, revistas, jogos, manuais, apostilas e outros materiais. O acesso é livre e gratuito, mas para emprestar livros o usuário precisa fazer um cadastro apresentando documento pessoais (RG e CPF) e comprovante de endereço recente. Crianças com idade até 12 anos devem estar acompanhadas dos pais para fazer o cadastro.

O horário de atendimento varia de acordo com a unidade. Na biblioteca do Novo Centro é das 9 às 18 horas de segunda à sexta e das 8h às 12 horas no sábado. Na Vila Operária, Jardim Alvorada, Parque das Palmeiras e no Jardim Maravilha é das 8 às 17 horas de segunda à sexta e das 8 às 12 horas no sábado. A unidade do distrito de Iguatemi não abre aos sábados. O atendimento é das 8 às 17 horas de segunda à sexta.


Endereço das Bibliotecas Públicas de Maringá

Novo Centro

Biblioteca Bento Munhoz da Rocha Neto

Avenida Horácio Racanello, 6090

Iguatemi

Centro de Artes e Esportes Unificados

Avenida Vereador Antônio Bortolotto, 1621

Vila Operária

Biblioteca Pioneiro Manoel Pereira Camacho Filho

Travessa Liberdade, 26

Jardim Alvorada

Biblioteca Pioneiro Nilo Gravena

Av. Sophia Rasgulaeff, 693

Parque das Palmeiras

Biblioteca Professora Maria Aparecida da Cunha Soares

Av. São Judas Tadeu, 1429

Jardim Maravilha

Biblioteca Professora Tomires Moreira de Carvalho

Av. Mandacaru, 317