Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Bondinho da Rua XV será restaurado e entrega será em 2019

(Foto: Ricardo Marajó/Prefeitura de Curitiba) - Bondinho da Rua XV será restaurado e entrega será em 2019
(Foto: Ricardo Marajó/Prefeitura de Curitiba)

O Bondinho da Rua XV, cartão-postal de Curitiba, já começou a ser restaurado. O local, que funcionava como posto para o empréstimo gratuito de livros e atividades de incentivo à leitura, foi isolado com tapumes e plotagens que contam alguns detalhes da história do espaço.

A previsão de entrega do Bondinho restaurado à população é somente em 2019, mas, durante as obras, o público poderá emprestar os livros e participar das ações de incentivo à leitura no Farol do Saber Miguel de Cervantes, na Praça da Espanha, e também nas 15 Casas da Leitura espalhadas pela cidade.

História

O Bondinho foi instalado na Rua XV em 27 de outubro de 1973, na sequência dos trabalhos de implantação do calçadão da Rua das Flores, com a função de constituir um elemento de animação do coração da cidade. A proposta inicial era ser um local para atender as crianças enquanto os pais ou responsáveis iam às compras, ou enquanto realizavam atividades na área do calçadão.

Na segunda metade da década de 1980, o local funcionou como Serviço de Informações e Turismo de Curitiba. Em 1989, foi recuperado e retomou sua função como espaço cultural. Desde que foi revitalizado em 2010, no lançamento do programa Curitiba Lê, quando se transformou no Bondinho da Leitura, a FCC realizou manutenção permanente do espaço com reparos gerais, incluindo a limpeza de pichações.