Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

BR-277 poderá ter área de escape

(Foto: Divulgação) - BR-277 poderá ter área de escape
(Foto: Divulgação)

A concessionária Ecovia, que administra a BR-277 que liga Curitiba ao litoral do Estado, vai entregar em agosto ao Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná (DER-PR) um projeto para implantação de uma área de escape no trecho de Serra do Mar.

A proposta está em execução e compreende “projeto funcional de viabilidade”. A Ecovia comentou ainda que o projeto foi elaborado “previamente por iniciativa da concessionária”, mas o DER-PR contesta a informação. Por meio de sua assessoria de imprensa, o órgão informou que solicita o projeto à empresa desde 2007.

De acordo com o DER-PR, em 2009 a Ecovia entregou projetos bastante semelhantes aos executados em outras rodovias administradas pelo grupo, que não foram aceitos. Em 2015 foram apontados três pontos onde seria possível a construção das áreas de escape, nos Kms 39, 37 e 36+800, e o órgão solicitou então estudo mais aprofundado dos pontos.

A assessoria do DER-PR explicou ainda que a definição dos pontos depende da geometria da rodovia, que pode influenciar no aumento do risco de acidentes, se combinado, por exemplo, com excesso de velocidade e outras irregularidades.

Recursos

Além do projeto, a proposta depende ainda de viabilidade financeira para sair do papel. A obra não está prevista no contrato com a concessionária e será necessário ainda um estudo sobre os custos, que não impacte na tarifa de pedágio paga pelos usuários.

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo