Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Cães de raça são resgatados em canil clandestino; animais estavam em condições de maus-tratos

Cães de raça são resgatados em canil clandestino

Nesta terça-feira (19), 43 cães de raça foram resgatados em um canil clandestino no bairro Lamenha Pequena, em Curitiba. A ação foi resultado de uma operação conjunta de fiscalização da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) da Polícia Civil. A denúncia foi feita via Central 156.

Ao chegar ao local, os fiscais, veterinários e policiais encontraram os animais em condição de maus-tratos, em baias pequenas e sujas. No canil, as equipes também localizaram seringas e medicamentos vencidos. “Ainda havia fortes evidências de criação para comércio ilegal de cães”, contou a chefe da Rede de Proteção Animal, Vivien Midori Morikawa.

O responsável foi multado em R$ 21 mil e levado para a delegacia para lavrar o termo circunstanciado. Os animais ficarão sob a guarda de um fiel depositário até a conclusão do processo. Assim que estiverem em condições, serão encaminhados para adoção responsável.

É crime

Deixar um animal sem abrigo adequado, privá-lo de alimento e água, feri-lo e abandoná-lo são alguns dos comportamentos descritos pela Lei Municipal 13.908/2011 como maus-tratos contra animais. Esse tipo de situação pode ser denunciado pela população pela Central 156 da Prefeitura.

A população também pode ajudar a combater a prática da criação irregular de animais optando pela adoção dos bichinhos de estimação. Ao escolher comprar, é fundamental conhecer a origem para evitar que venham de canis clandestinos.

Colaboração Prefeitura de Curitiba

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo