Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Calor atrai animais silvestres para a área urbana em Campo Mourão

Orientação é ligar para 153 para que o animal seja recolhido (Foto: Prefeitura de Campo Mourão) - Calor atrai animais silvestres para a cidade
Orientação é ligar para 153 para que o animal seja recolhido (Foto: Prefeitura de Campo Mourão)

Com o calor intenso, aumenta a incidência de animais silvestres no perímetro urbano. Gambás, ouriços e maritacas são algumas das espécies campeãs de “aparições” em Campo Mourão.

De acordo com o servidor da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, Melquisedec Ramos, são raros os dias em que não há atendimento de pelo menos um caso de gambá ou ouriço em residências. 

A procura por alimentos é um dos fatores que atrai os animais para a cidade, de acordo com Ramos. “Os gambás nesta época se reproduzem mais facilmente. Como não têm predadores na cidade e por ser uma espécie que come praticamente de tudo, a área urbana se torna atrativa”, observa.

Além disso, de acordo com o servidor, a expansão da cidade é outro fator favorável, pois os loteamentos estão se afastando cada vez mais do centro, aproximando-se das áreas em que vivem os animais.

(Foto: Prefeitura de Campo Mourão)(Foto: Prefeitura de Campo Mourão)  

Orientações

Quando um animal aparece, geralmente as pessoas ligam para o Corpo de Bombeiros, mas o correto é chamar a Polícia Ambiental ou Secretaria Municipal pelo telefone 153.

Ramos lembra que gambás e ouriços são animais sem potencial agressivo e a recomendação é preservar a integridade deles. “No caso do ouriço, a principal vítima é o cachorro, que geralmente ataca, e a defesa dele são os espinhos. Muitas vezes o cachorro que ataca necessita de procedimento clínico urgente em razão dos espinhos”, alerta.

A Lei de Crimes Ambientais (9605/98) proíbe matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar de qualquer outra forma esses animais sem licença ou autorização da autoridade competente no município. 

Colaboração Assessoria de Imprensa

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo