Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Campanha Outubro Rosa encerra atividades em Guarapuava

(Foto: Divulgação) - Campanha Outubro Rosa encerra atividades em Guarapuava
(Foto: Divulgação)

Para encerrar a programação especial do Outubro Rosa 2016, a Prefeitura de Guarapuava realizou nesta quinta-feira (27) ações para as mulheres diagnosticadas com câncer de mama. A primeira delas foi realizada pela Secretaria de Assistência Social, através do projeto Arte em Farinha, que fornece cursos e oficinas de produção de alimentos, e promoveu um encontro para as mulheres do grupo Amigas do Peito. O grupo nasceu em 2011, com o objetivo de dar força para mulheres que fazem tratamento ou acompanhamento no Hospital São Vicente. Durante toda a tarde, elas conversaram, trocaram receitas e participaram de uma oficina de bolachas aprendendo a fazer sequilhos de leite condensado, bolachas de coco e de maracujá.

Adriana Batista é uma das mais de 20 integrantes do projeto. Ela foi diagnosticada com câncer de mama em setembro do ano passado, e logo que iniciou o tratamento começou a participar do grupo. “Ter esse apoio é muito importante. Somos uma família. Todas sentimos os mesmos medos durante o tratamento, e precisamos de apoio. Momentos de descontração são importantes para nos fortalecer. Precisamos sair da rotina de hospital e medicação para se encontrar com as amigas e compartilhar momentos alegres”, ressalta Adriana.

As mulheres atendidas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Feroz também participaram de uma tarde especial. O projeto Celebrando a Vida desenvolvido pela UBS também tem como objetivo dar força e melhorar a autoestima das mulheres. Rosa Aparecida Costa teve câncer em 2014 e hoje faz acompanhamento na UBS. Ela explica que encontros como esse, são importantes para ajudar às mulheres que passam por momentos difíceis durante o diagnóstico e tratamento do câncer. “Eu participo para mostrar para as mulheres que estão em estágios de quimioterapia e radioterapia, que eu também passei por isso, que lutei contra o câncer e venci. Hoje tenho a minha vida normal, e quero ajudar quem precisa de apoio”, explica Rosa.

Além destas atividades, a Prefeitura também realizou durante todo o mês de outubro, campanhas de prevenção em todas as Unidades Básicas de Saúde e também nas ruas de Guarapuava.

Colaboração Assessoria de Imprensa.