Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

CIC tem mais moradores que cidades como Guarapuava e Paranaguá

Vila Nossa Senhora da Luz, na Cidade Industrial de Curitiba (Foto: Michelle Stival da Rocha/CMC) - CIC tem mais moradores que cidades como Guarapuava e Paranaguá
Vila Nossa Senhora da Luz, na Cidade Industrial de Curitiba (Foto: Michelle Stival da Rocha/CMC)

Um bairro com nome de cidade e que está entre os dez maiores municípios paranaenses em número de habitantes. A Cidade Industrial de Curitiba (CIC), concebida em meados dos anos 70 para impulsionar a economia da capital, dá nome ao bairro e também à maior regional da cidade em extensão territorial.

O bairro CIC é o mais populoso da capital. Há 186.083 moradores, segundo estimativas de 2016 do Banco de Dados do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Na contagem do Censo 2010, do IBGE, havia 172.822 pessoas vivendo no bairro. 

O bairro CIC tem mais moradores que as cidades de Guarapuava, a nona maior do Paraná em população, com 179.256 habitantes; Paranaguá (décima maior, com 151.829 habitantes); e as vizinhas Araucária (135.459) e Pinhais (128.256).

Praticamente uma década antes da implantação, na região, do que seria o novo distrito industrial de Curitiba, foi inaugurada, em 1966, a Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, primeiro Conjunto Habitacional de Curitiba e do Paraná, implantado pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab-CT). 

A partir do projeto do arquiteto Alfred Willer, primeiro diretor-técnico da Cohab, foram construídas 2,1 mil casas em um terreno de 800 mil metros quadrados para resolver a questão das ocupações irregulares da época. Atualmente a população estimada da Vila Nossa Senhora da Luz é de 20 mil pessoas.

Colaboração Prefeitura de Curitiba

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo