Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

CMTU notifica moradores do centro sobre horários da coleta do lixo

(Foto: Arquivo Massa News) - CMTU notifica moradores do centro sobre horários da coleta do lixo
(Foto: Arquivo Massa News)

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) vai notificar todos os lojistas e moradores do quadrilátero central de Londrina sobre o horário adequado de disposição dos resíduos, sejam eles rejeitos, orgânicos ou recicláveis. O recolhimento na região ocorre após o horário de fechamento do comércio, ou seja, após as 18h de segunda a sábado. Somente após este horário é que o material pode ser colocado na via pública para a coleta.

Estão sendo notificadas lojas, prédios residenciais e comerciais situados na avenida Paraná, Sergipe, João Cândido, Rio de Janeiro, Hugo Cabral, São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais. Na próxima segunda-feira (13), a ação está programada para começar a partir das 7h30, no Calçadão. Depois, os fiscais devem seguir para a rua Sergipe.  

Na notificação que os eles vão receber estão as orientações previstas nos artigos 94 e 186 da Lei Municipal 11.468/2011 – Código de Posturas do Município de Londrina: “É proibido depositar resíduos nos logradouros públicos e em horários não autorizados pela CMTU. Os resíduos deverão ser depositados na calçada, após as 18 horas (exceto aos domingos) acondicionados em sacos plásticos devidamente fechados.”

O objetivo da ação da CMTU é justamente conscientizar para que o lixo não seja colocado fora do horário permitido. Hoje, muitas pessoas têm colocado sacos de lixos durante o dia, proporcionando acúmulo de sujeira no calçadão da avenida Paraná e outros trechos da região central, originando reclamação de moradores e visitantes.  A notificação reforça também que é proibido colocar lixo no domingo, dia que não há coleta.

A limpeza do Calçadão ocorre diariamente, pela ação dos coletores de resíduos e dos varredores. O recolhimento do material reciclável é feito as quartas, quintas e sextas-feiras, sempre a partir das 18. Em cada dia, é uma região específica do centro que é atendida. Já o rejeito e o lixo orgânico são recolhidos de segunda-feira a sábado, a partir das 19h.

Para facilitar a coleta e correta separação dos resíduos gerados, a CMTU solicita que sejam utilizados sacos verdes (ou cor diferenciada) para os resíduos recicláveis, sacos marrons ou sacolas de supermercados para os resíduos orgânicos e sacos pretos para os rejeitos.

Na notificação, que concede 15 dias para que o responsável se adeque à determinação, a CMTU informa também que o não atendimento a esta orientação é passível de autuação e multa, que pode chegar até R$ 3 mil pela Lei Municipal 11.468/2011. Ou seja, se após o recebimento do aviso um fiscal da Companhia flagrar uma pessoa colocando lixo fora do horário estabelecido, a multa será aplicada. Para o atendimento a dúvidas e esclarecimentos, a população pode ligar para o (43) 3379-7900, no Serviço de Atendimento à Comunidade (SAC) da companhia.

Colaboração Assessoria de Imprensa.