Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Coleta de lixo tem mudanças para otimizar o serviço

(Foto: Divulgação) - Coleta de lixo tem mudanças para otimizar o serviço
(Foto: Divulgação)

A Secretaria de Meio Ambiente realizou reunião de equipe para definir mudanças que acontecem na coleta de lixo orgânico e reciclável em Palmeira (45 quilômetros de Ponta Grossa). As medidas buscam sistematizar o método de coleta e buscar a excelência no processo final através da otimização de todas as etapas.

A principal mudança acontecerá para os consumidores que não separam resíduos orgânicos dos resíduos recicláveis e reutilizáveis. Segundo informações da secretaria, os coletores não farão mais a recolha de resíduos orgânicos que estejam misturados a materiais recicláveis. "É uma questão de otimização. Quando se coleta dessa forma nosso aterro sanitário perde vida útil porque está recebendo materiais que poderiam ter ido para a usina municipal de reciclagem se fossem separados adequadamente", comentou o secretário de Meio Ambiente, Luis Alfredo Slusarz.

De acordo com o secretário, a coleta de lixos que não são devidamente separados gera uma cadeia de problemas. "Hoje temos uma legislação federal que instituiu o sistema de coleta seletiva e que põe como obrigação dos consumidores acondicionar adequadamente e de forma diferenciada os resíduos sólidos gerados e disponibilizar adequadamente os resíduos sólidos reutilizáveis e recicláveis para coleta ou devolução", explicou.

Ainda segundo Slusarz, o Poder Executivo está discutindo uma nova legislação municipal que regulamente e estabeleça novas normas mais rígidas de reciclagem, "Palmeira precisa se adequar à legislação federal e trabalhar para um sistema de coleta otimizado", finalizou.

Em Palmeira a coleta seletiva acontece de segunda a sexta em diferentes regiões da cidade. A tabela pode ser encontrada no site da Prefeitura, na aba "serviços".

Colaboração Assessoria de Imprensa.