Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Coleta seletiva começa nesta segunda em Loanda

Divulgação - Coleta seletiva começa nesta segunda em Loanda
Divulgação

A Sanetran, empresa curitibana que realiza a coleta de lixo e administra o aterro sanitário de Loanda, começará a realizar a coleta seletiva a partir desta segunda-feira (21). Os resíduos recicláveis, coletados pela empresa, serão destinados à COOPERANDA (Cooperativa de Recicladores de Loanda).

A coleta de recicláveis em Loanda é uma das ações previstas no Plano Municipal de Saneamento Básico, aprovado através da Lei Municipal nº. 022/2014, mediante realização de Audiência Pública em 27 de janeiro de 2012, com complementação através da Lei Municipal nº. 034/2016, mediante realização de Audiência Pública em 16 de março de 2016.

A Prefeitura Municipal destaca que a nova coleta seletiva não irá gerar cobrança adicional aos moradores.

Cooperanda

Criada neste ano, a Cooperativa de Recicladores de Loanda é composta por dezenas de famílias que vivem da reciclagem como forma de emprego e renda. As ações aqui previstas fomentarão o desenvolvimento social e econômico dessas famílias, as quais antes viviam em situação de extrema vulnerabilidade e desamparo.

A COOPERANDA é uma idealização da Câmara Municipal de Vereadores, Prefeitura de Loanda, PROVOPAR, Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social e do Governo do Estado do Paraná.

Importante

A Secretaria Municipal de Planejamento alerta que os resíduos devem estar dispostos em sacos plásticos, devidamente amarrados e, armazenados no cesto de lixo. Os lixos dispostos em tambores, baldes, ou recipientes similares, não serão coletados pela empresa.

A prefeitura sugere aos moradores que instale cestos de metal em frente a suas residências para armazenar os resíduos recicláveis longe de animais e otimizar os serviços que serão realizados.

Segundo o Secretário de Planejamento Christian Begosso, a empresa está distribuindo, "de casa em casa", panfletos de orientação de como separar os resíduos recicláveis e orgânicos, como também, a informação do dia e horário que a coleta seletiva irá acontecer no seu bairro.

Dúvidas, sugestões e/ou reclamações poderão ser feitas através do telefone 0800 647 0931.

Colaboração: Prefeitura.