Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Começa Semana Municipal de Doação de Medula Óssea

(Foto: Vivian Silva / Prefeitura de Maringá) - Começa Semana Municipal de Doação de Medula Óssea
(Foto: Vivian Silva / Prefeitura de Maringá)

Começou hoje (21) em Maringá e se estende até o dia 24 de fevereiro a Semana Municipal de Doação de Medula Óssea. A abertura da primeira edição foi realizada no auditório do Hemocentro Regional de Maringá, sediado no Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O público-alvo se refere a proposta do Instituto Bombeirinho, promotor das ações da semana, com o apoio da Prefeitura, para esclarecer e conscientizar sobre a importância do cadastro de doação. “As crianças são os doadores do futuro e, quando promovemos essas ações, estamos conscientizando toda uma geração”, destaca a presidente da entidade, Ana Paula Estevam. Os alunos da rede municipal de ensino participam de palestras no Hemocentro durante toda a semana.

A relação de probabilidade de compatibilidade pode chegar a 1 em cada 100 mil, e 1 para cada 1 milhão no caso de estrangeiros. O diretor do Hemocentro Regional de Maringá, Cristovão Granato Filho, apresentou dados sobre o cadastro de 48.874 potenciais doadores de medula óssea. Esses números são de pessoas residentes nos 30 municípios de abrangência da 15a. Regional de Saúde, mas, a quantidade pode ser menor, em razão da falta de atualização de informações de contato, como endereço e telefone. “Em caso de compatibilidade, com informações atualizadas, conseguimos encontrar a pessoa cadastrada”, declara.

Colaboração: Prefeitura de Maringá