Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Comissão aprova projeto de reabertura da Estrada do Colono

(Foto: Reprodução/Prefeitura de Serranópolis do Iguaçu) - Comissão aprova projeto de reabertura da Estrada do Colono
(Foto: Reprodução/Prefeitura de Serranópolis do Iguaçu)

A comissão de viação e transportes da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade o projeto que autoriza a reabertura da Estrada do Colono – trecho da PR-495. A rodovia, que liga Serranópolis do Iguaçu a Capanema, está fechada desde 2001 por estar em uma área importante de preservação ambiental. 

Depois de aprovado pelos parlamentares, o projeto será submetido a  uma avaliação da comissão de meio ambiente da casa.  

O projeto de lei 984/2019 foi protocolado em fevereiro pelo deputado federal Nelsi Coguetto Maria, Vermelho (PSD). Ele visa a criação de uma categoria de unidade de conservação chamada "parque-estrada" e institui a 'Estrada-Parque Caminho do Colono'. O projeto altera a lei 9985/2000 que instituiu o sistema nacional de unidades de conservação da natureza. 

Projeto 

Outras ideias parecidas já passaram pela câmara. Em 2010, o ex-deputado Assis do Couto chegou a sugerir um projeto de criação de uma 'estrada-parque', mas de acordo com os parlamentares o projeto era mais complexo. 

A ideia é que o projeto apresentado neste ano tenha aplicação mais fácil, sobretudo quanto a questões técnicas e ambientais. 

Sem a ligação direta entre Serranópolis e Capanema, a distância necessária a ser percorrida entre as cidades aumentou em mais de 100 quilômetros. Rodovias como a BR-277, PR-183 e PR-582 se tornaram as melhores rotas alternativas.  

Reabertura ilegal 

A Estrada do Colono foi fechada pela primeira vez em 1986 e reaberta ilegalmente em 1997. Uma ação envolvendo o exército e a Polícia Federal, em operação conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), em 2001, fechou definitivamente a estrada. 

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo