Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Confira o que abre e fecha neste feriadão em Curitiba

Museu de Arte Contemporânea, no Centro de Curitiba, é um dos museus que ficam abertos no feriado (Foto: Kraw Penas / Secretaria de Estado da Cultura) - Confira o que abre e fecha neste feriadão em Curitiba
Museu de Arte Contemporânea, no Centro de Curitiba, é um dos museus que ficam abertos no feriado (Foto: Kraw Penas / Secretaria de Estado da Cultura)

Quem ficou em Curitiba neste feriadão da Proclamação da República deve conferir o funcionamento de serviços públicos e estabelecimentos comerciais. Parte deles não abre nesta segunda-feira (14) e nesta terça-feira (15).

Os ônibus circulam no feriado com tabela de horários de domingo. A Linha Turismo funciona nestes dois dias. O atendimento na Urbs acontece normalmente nesta segunda-feira.

As unidades de saúde atendem normalmente nesta segunda-feira, mas estarão fechadas no dia 15. Aqueles que necessitarem do serviço devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), localizadas nos bairros Sítio Cercado, Centro (UPA Matriz), Boa Vista, Cajuru, Fazendinha e Pinheirinho. As unidades do Boqueirão e da Cidade Industrial de Curitiba estão fechadas por conta de reformas.

O Mercado Municipal fica fechado nesta segunda-feira e retoma o atendimento no dia do feriado, das 7h às 13h. A Praça de Alimentação funcionará até às 15h. Quanto às feiras livres, o funcionamento será facultativo nesta terça-feira. As feiras gastronômicas não acontecem no feriadão. Os supermercados terão atendimento normal no feriado.

Os bancos abrem nesta segunda-feira (14), mas ficam fechados na terça-feira (15). Os clientes devem utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar as operações bancárias no dia do feriado. Os boletos e carnês com vencimento no dia 15 podem ser pagos na quarta-feira (16) sem acréscimos.

Na limpeza pública, a coleta domiciliar acontece normalmente nesta segunda-feira, enquanto na terça-feira ocorre somente no centro de Curitiba. A coleta do Lixo que Não é Lixo não está programada para o dia do feriado.

Lazer e cultura

O Zoológico de Curitiba terá expediente somente na terça-feira, das 10h às 16h. O mesmo ocorre no Passeio Público, com visitação das 8h às 20h.

Na terça-feira, haverá programação no Museu Municipal de Arte (MuMa), Cine Guarani, Centro de Arte Digital, Museu da Fotografia Cidade de Curitiba, Cinemateca de Curitiba, Casa Hoffmann, Memorial de Curitiba, Museu de Arte Sacra, Casa Romário Martins, Memorial da Imigração Polonesa e Memorial Ucraniano. A programação pode ser conferida no site da Fundação Cultural de Curitiba, onde também há informações sobre a Corrente Cultural 2016, que teve início nesta segunda-feira (14).

O Museu Oscar Niemeyer fica fechado nesta segunda, mas abre normalmente na terça-feira (15), das 10h às 18h e ingressos a R$ 12 (inteira). Além dele, os museus de Arte Contemporânea, Paranaense, Alfredo Andersen, Expedicionário e da Imagem e do Som ficam abertos no feriado. Consulte a programação no site da Secretaria de Estado da Cultura.

As opções de lazer nos shoppings centers, incluindo os cinemas, funcionam normalmente no feriado. Os clientes devem consultar cada um dos estabelecimentos para a programação de lazer e funcionamento das praças de alimentação.