Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Conselho do Idoso conquista 1° lugar no Prêmio de Boas Práticas em Londrina

- Conselho do Idoso conquista 1° lugar no Prêmio de Boas Práticas

O Conselho Municipal do Idoso foi o grande vencedor do Prêmio de Boas Práticas que encerrou a III Semana Municipal de Transparência de Londrina.

O objetivo do Prêmio é identificar, valorizar e divulgar para a comunidade os bons projetos que vêm sendo desenvolvidos pelos conselhos de políticas públicas de Londrina e, desta forma, estimular a inovação e o processo de controle social da gestão pública. Puderam participar os 24 conselhos municipais de políticas públicas com atuação em Londrina – à exceção do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social, um dos organizadores do Prêmio. Foram aceitos projetos que contemplassem atividades nas áreas de transparência e eficiência, controle social e participação da comunidade, e promoção da cidadania.

Em 1° lugar ficou o projeto "Transparência e eficiência no uso dos recursos provenientes da destinação do imposto de renda ao Fundo Municipal dos Direitos do Idoso de Londrina". Seu principal objetivo é dar credibilidade e publicidade às ações realizadas a partir dos recursos recebidos no Fundo Municipal dos Direitos do Idoso, produto de destinação do Imposto de Renda. Com isso, o Conselho já obteve mais de R$ 3 milhões em doações de empresas privadas e pessoas físicas. Os recursos serão aplicados em projetos e/ou ações deliberadas pelo Conselho, como o Centro do Idoso que será construído na Zona Norte.

Luciana Ferreira Alvarez, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso explica que "o Prêmio vem para dar publicidade, fortalecer e valorizar as ações do conselhos enquanto instância de controle social, dando maior credibilidade, já que a ação dos conselhos é pouco conhecida pela sociedade. E isso faz com que as destinações sejam ampliadas no município, porque tanto a pessoa física quando a jurídica, ao perceberem o que tem sido feito e as ações que vêm sendo efetivadas, sentem segurança para fazer novas doações. Assim, essa premiação dá visibilidade, credibilidade e transparência, fortalecendo o controle social".

Em 2° lugar ficou o Conselho Municipal de Cultura de Paz de Londrina (COMPAZ), com o projeto "Campanha arma não é brinquedo". Em 3° lugar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o projeto intitulado "A atuação do CMDCA para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes de Londrina".

Na ocasião, os vencedores apresentaram seus projetos à comunidade e os mais bem colocados foram premiados com troféus e certificados. O julgamento foi realizado por uma comissão formada por membros do Observatório de Gestão Pública de Londrina, do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná e do Fórum Desenvolve Londrina.

O prefeito Alexandre Kireeff participou da solenidade de premiação e elogiou a iniciativa dos Conselhos. Na oportunidade, Kireeff também fez um balanço das ações de transparência em seu governo, dentre eles a criação do próprio Conselho de Transparência e o projeto de lista tríplice e mandato fixo para o cargo de Controlador do Município.

Reconhecimento

"O prêmio de Boas Práticas é o reconhecimento do importante papel dos Conselhos na sociedade, de modo a garantir a participação da população no processo de deliberação sobre a coisa pública", explica a presidente do Conselho de Transparência, Vera Suguihiro.

O presidente do Observatório de Gestão Pública de Londrina (OGPL), Fábio Cavazotti, esclarece que o Prêmio de Boas Práticas nos Conselhos é um complemento aos Prêmios de Cidadania e de Boas Práticas na Gestão Pública, já realizados nos anos anteriores. "Daqui em diante, a cada ano faremos um destes prêmios como forma de estimular a sociedade, o governo e os conselhos a aprofundar a construção de políticas públicas que, de fato, melhorem a vida das pessoas por meio da eficiência, transparência e inovação", acrescenta.

(com assessoria de imprensa)

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo