Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Consulta pública discute criação de Parque Estadual na Ilha das Cobras

(Foto: Sargento Macena / PMPR - arquivo) - Consulta pública discute criação de Parque Estadual na Ilha das Cobras
(Foto: Sargento Macena / PMPR - arquivo)

O projeto que prevê a transformação da Ilha das Cobras em um Parque Estadual será apresentado para a comunidade na próxima quinta-feira (19). A consulta pública serpa realizada em Paranaguá.

O argumento é que, ao ser transformada em um Parque Estadual, a Ilha das Cobras vai garantir a preservação dos ecossistemas locais e servirá como base de apoio para a realização de pesquisas científicas, além de espaço para atividades de educação ambiental.

A realização da consulta pública é uma etapa obrigatória no processo de criação da nova Unidade de Conservação. Em seguida serão finalizados os estudos que são desenvolvidos por um grupo de trabalho multidisciplinar formado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sanepar, Instituto de Terras Cartografias e Geologia (ITCG), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), entre outros.

A Ilha das Cobras é utilizada desde 1855. No local foi fundado um espaço para tratamento de pessoas com doenças infecciosas, que eram isoladas durante o período de quarentena. Em 1963 foi inaugurada na Ilha das Cobras a escola de pescadores para meninos infratores e também chegou a ser utilizado como prisão para os comunistas que eram contra o regime da ditadura.

Desde 2006 a ilha é usada como base de apoio ao Porto de Paranaguá e Antonina.

Consulta Pública para Criação do Parque Estadual Ilha das Cobras

Data: 19 de julho – Quinta-feira

Horário: 19 às 22 h

Local: Auditório da Paranaguá Previdência

Endereço: Avenida Gabriel de Lara, nº 1307, Bairro Leblon – Paranaguá

O estudo técnico está disponível no link http://www.iap.pr.gov.br/arquivos/File/DIBAP/Estudo_Tecnico_Ilha_das_Cobras.pdf

Colaboração Instituto Ambiental do Paraná