Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Controladores de tráfego aéreo de Maringá suspendem estado de greve

Os 15 controladores de tráfego aéreo do Aeroporto Regional Silvio Name Junior, em Maringá, suspenderam o estado de greve e descartaram, por enquanto, a paralisação dos trabalhos. Eles querem mudanças na escala de trabalho, tópico que voltará à mesa de negociação no dia 29 deste mês de novembro.

Desde 2008, os controladores vinham fazendo cerca de 1h30 extra por dia e estavam acostumados com os ganhos adicionais, cortados em abril deste ano. A superintendência do aeroporto alega que o número de voos caiu de 240 para 158 semanais, sem demanda de hora extra.

Como o ganho a mais já vinha há anos, os trabalhadores pedem uma indenização pelo corte brusco. Além disso, questionam os turnos, com horários difíceis para alimentação, já que as jornadas vão das 4h às 10h, 10 às 16h e 16h às 22h.

A administração prometeu mudanças nos turnos a partir do próximo ano, quando deve aumentar o número de voos. Porém, a negociação se estenderá para o dia 29, bem próximo da data-base de 1º de dezembro, quando começam as tratativas sobre aumento salarial.

Colaboração Brenda Caramaschi e Marcos Luvizeto da Rede Massa