Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Dá pra aproveitar a piscina sem desperdiçar água no verão!

(Foto: Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas) - Dá pra aproveitar a piscina sem desperdiçar água no verão!
(Foto: Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas)

Com o calor chegando, a vontade de armar aquela piscina de plástico que ficou guardada durante todo o ano fica cada vez maior. Mas além de se refrescar, também é preciso evitar o desperdício de água – e consequentemente o aumento no valor da tarifa.

A Sanepar alerta que a troca constante da água das piscinas pequenas, em horários de pico, ou sem necessidade, pode contribuir para o desequilíbrio do sistema de abastecimento, principalmente no litoral durantes períodos de maior concentração de pessoas, como Reveillon e Carnaval.

A quantidade de água utilizada para encher uma piscina com capacidade para 10 mil litros é equivalente ao consumo diário de 50 pessoas ou ao consumo médio mensal de uma família de até quatro pessoas. Já o volume para encher uma piscina de mil litros corresponde à água suficiente para atender o consumo de cinco pessoas por dia.

A orientação é que a complementação do nível das piscinas seja realizada antes das 10h, ou após as 22h. Além disso, não é preciso trocar a água da piscina diariamente. Para manter a qualidade da água, basta adicionar uma colher de água sanitária para cada mil litros e cobrir a piscina quando não estiver em uso.

Dentro de casa, a orientação é fechar a torneira enquanto escova os dentes, faz a barba, ensaboa as mãos ou ensaboa a louça. A ducha, após o banho de praia, deve ser rápida, bem como o chuveiro, que aberto por cinco minutos libera 70 litros de água. A Sanepar também orienta limpar as calçadas com vassoura para tirar a areia, folhas e outros materiais. A água da mangueira não deve ser utilizada para “varrer” a sujeira.

Colaboração Sanepar

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo