Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Desafio Mundial de Resgate 2016 acontece em Curitiba

Pela primeira vez na América Latina, Curitiba é palco do Desafio Mundial de Resgate 2016, evento promovido pela Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES) em parceria com a World Rescue Organization (WRO). O evento acontece de hoje (20) até domingo (23), no Salão de Atos do Parque Barigui, e reúne cerca de 500 profissionais de resgate.

Os profissionais são membros do Corpo de Bombeiros, de serviços privados de atendimento pré-hospitalar, concessionárias de rodovias e outros atuantes da área de 16 países, que testam técnicas de salvamento com a maior qualidade no menor tempo, além de alertar a população sobre a importância dos serviços de resgate na redução da mortalidade em acidentes. No sábado (22) o dia será dedicado a ações voltadas ao público com inscrições gratuitas que podem ser feitas no local.

Durante o evento, serão realizados três desafios de salvamento veicular e dois de trauma, em um cenário preparado para os times, que tentaram realizar o atendimento o mais rápido possível. "50% das mortes que ocorrem nos acidentes acontecem nos primeiros segundos ou minutos, daí a importância da prevenção. Já 30% morrem nos primeiros minutos ou horas - nestes casos, a rapidez do resgate e do atendimento pré-hospitalar é que faz a diferença", explica o médico Edison Teixeira, presidente da ABRES.

Aproximadamente mil pessoas estão envolvidas diretamente no evento, com 120 automóveis destruídos e efeitos especiais de caracterização para as “vítimas”. Em cada desafio, juízes internacionais irão avaliar o desempenho das equipes de acordo com os critérios estabelecidos pela WRO. Os que conseguirem mais pontos terão as melhores classificações.

Desafio Mundial de Resgate 2016 acontece em Curitiba

Programação:

Dias 20, 21 e 22 de outubro - das 7h às 18h

Desafios de Salvamento (RTC)

Desafios de Trauma


Dias 20 e 21 de outubro - das 9h às 18h

Palestras e Workshops


Dia 22 de outubro - das 9h às 18h

Dia da Prevenção – Ações de Segurança no Trânsito

Palestra sobre segurança no trânsito - às 10h e às 14h30


Dia 23 de outubro - das 7h às 15h

Desafios de Salvamento (RTC)

Desafios de Trauma

Colaboração Daniela Borsuk/ ABRES