Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Em Apucarana, professores da Unespar aderem à greve de três dias

Paralisação começa na próxima segunda-feira (17) (Foto: Rede Massa) - Professores da Unespar aderem à greve de três dias
Paralisação começa na próxima segunda-feira (17) (Foto: Rede Massa)

Professores da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), do polo de Apucarana (a 63 quilômetros de Maringá), aderiram à greve estadual e vão suspender as aulas a partir de segunda-feira (17), inicialmente até a quarta-feira (19).

O principal motivo da greve é o não cumprimento do acordo que pôs fim a paralisação em 2015, de que a categoria receberia a recomposição da inflação em janeiro de 2017. No entanto, o governador Beto Richa (PSDB) quer suspender o aumento.

De acordo com o docente da Unespar Sergio Dantas, caso o governador não atenda a reivindicação, a greve vai ser estendida por tempo indeterminado. No Paraná, diversas universidades anunciaram que entrarão em greve a partir de segunda-feira.

Ocupações

Além da greve das universidades, a situação no ensino médio também está conturbada devido à reforma proposta pelo presidente Michel Temer (PMDB), por meio de uma medida provisória. De acordo com o movimento Ocupa Paraná, já são mais de 300 escolas ocupados por estudantes que são contra a MP.

(Foto: Rede Massa)(Foto: Rede Massa)

Nessa quinta-feira (13) em Apucarana (a 63 quilômetros de Maringá), uma assembleia foi realizada entre alunos e professores, além da presença da representante da Secretaria de Educação do Estado do Paraná (Seed), Joana Emília.

Depois de uma votação, ficou decidida a posição contrária à reforma do Ensino Médio. A decisão vai ser informada pela representante à Secretaria de Educação. Enquanto isso, as escolas permanecem ocupadas por tempo indeterminado. 

Colaboração Rodrigo Carvalho da Rede Massa

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo