Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Em Curitiba, Rua da Cidadania da Matriz completa 21 anos

Em Curitiba, Rua da Cidadania da Matriz completa 21 anos

A Rua da Cidadania Matriz completa 21 anos nesta terça-feira (15/5) e a Prefeitura vai promover uma programação especial.Apresentações de pianistas profissionais, mostra de trabalhos da rede municipal de ensino e contação de histórias são algumas das atrações (programação completa abaixo).

Na Praça Rui Barbosa, bem no Centro da cidade, onde transitam cerca de 300 mil pessoas diariamente, a Rua da Cidadania da Matriz tem o objetivo de conectar as ações das secretarias e órgãos que compõem a gestão aos reais interesses da comunidade. São 24 serviços prestados pela Prefeitura, como o Restaurante Popular, onde os curitibanos podem almoçar por apenas R$ 2, o Armazém da Família, 383 boxes de comércio, uma feira permanente e 54 lojas e serviços como estacionamento, caixas automáticos e bancos.

José Dirceu de Matos, administrador regional da Matriz, diz ser um privilegio estar à frente da regional em uma data tão especial. “Trabalho nas ruas da cidadania desde 1993, quando as administrações regionais foram criadas, e poder ver como elas são importantes para a população é gratificante”, disse. “Diferentemente das demais ruas da cidadania da cidade, que atendem principalmente os moradores dos bairros de sua abrangência, a Matriz, pela localização central, atende gente da cidade inteira, o que nos deixa muito orgulhosos”, completou Matos.

Nos quatro primeiros meses deste ano, a Rua da Cidadania fez 328 mil atendimentos nos serviços municipais. Os mais procurados são o Restaurante Popular (144 mil), os serviços da Urbs (45 mil, principalmente por conta das solicitações de cartão-transporte), os financeiros (40 mil, ligados aos impostos municipais) e o Armazém da Família (30 mil).

Programação completa

15 de maio

  • 9h - Momento Cívico: hasteamento dos pavilhões com presença da Banda da Polícia Militar, rede municipal de ensino e programa idosos da Fundação de Ação Social
  • 9h30 - Intergerações na Matriz: Aula de Tai Chi Chuan (Cras/NRE)
  • 10h - Contação de histórias com Carlos Daitschman e Geny Castilho (Fundação Cultural de Curitiba)
  • 10h30 - Apresentação do Coral/Cati (Fundação de Ação Social)
  • Abertura da feira de Educação, entretenimento e serviços com participação de: Núcleo de Saúde Matriz (Saúde Bucal); Centro de Orientação e Aconselhamento (DST/Aids); Aplicativo Saúde; Coordenação da Política da Mulher (Ônibus Lilás); Comunidade Escola; Brinquedos Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.
  • 12h - Mostra de Talentos ao Piano: pianistas Jessé Dinon Siqueira Monteiro (Prof. Projeto Nosso Canto) e Cristopher Ancoski (Prof. Técnica vocal).
  • 14h - 15h - Oficina de agricultura familiar: Programa Família Paranaense
  • Cine Teatro de Bolso
  • Apresentação prática de conjunto de samba do Conservatório de MPB, sob orientação dos professores Luiz Rolim e Gustavo Moro.
  • 15h - Apresentação Jardins de Mel para as escolas municipais da Matriz
  • 15h - Cerimônia de comemoração com participação da Banda Lyra Curitibana e entrega da medalha Pérola da Matriz.

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo