Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Estudantes da Rede Municipal de Ensino são avaliados na Prova Curitiba

(Foto: Luiz Costa/ SMCS) - Estudantes da Rede Municipal de Ensino são avaliados na Prova Curitiba
(Foto: Luiz Costa/ SMCS)

Cerca de 72.800 estudantes da Rede Municipal de Ensino da capital irão participar da Prova Curitiba, que será aplicada a partir de terça-feira (19). Até quinta-feira (21), os estudantes das turmas do 2º ao 9º ano do ensino fundamental, de 183 escolas municipais, serão avaliados nas áreas de Matemática, Língua Portuguesa e também farão uma produção de texto. Estudantes com deficiência vão receber provas adaptadas.

A rede municipal de ensino tem 2.441 estudantes em inclusão, em turmas de educação infantil e do ensino fundamental. Destes, 56 precisarão receber provas adaptadas. Estudantes com baixa visão vão receber provas ampliadas e versões em braile serão oferecidas aos estudantes com deficiência visual.

O objetivo é garantir que todos participem da avaliação. A meta é acompanhar sistematicamente o conhecimento dos estudantes para a partir dos resultados redimensionar ações e desenvolver novas políticas públicas para a educação. “A Prova Curitiba é uma ferramenta interna de planejamento na rede municipal de ensino. Com o resultado da avaliação, são identificados pontos fortes e as áreas em que é necessário reforçar ações para garantir a qualidade do ensino no município”, contou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

As provas serão respondidas durante o período regular dos estudantes. A primeira será a de Matemática, no dia 19, seguida da de Língua Portuguesa, no dia 20 de março. A prova de produção textual, no dia 21, será feita apenas pelas turmas da primeira etapa do fundamental (2º aos 5º anos).

Será o segundo ano de aplicação da Prova Curitiba. O exame foi elaborado pela equipe do Departamento de Ensino Fundamental e não substitui a avaliação de aprendizagem do estudante, que é diária, a partir da relação professor/estudante.

Colaboração Prefeitura de Curitiba

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo