Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Evento no Parque Barigui tem desafio com situações de emergência e resgate

Evento no Parque Barigui tem desafio com situações de resgate

O Parque Barigui é palco de um evento internacional de resgate. Esta é a primeira vez que a América Latina sedia a competição Desafio Mundial de Resgate – o World Rescue Challenge, que acontece até amanhã (23).

Mais de 800 profissionais que trabalham com resgate e salvamento em 17 países participam do evento. Eles realizam um circuito de provas em ambientes com simulação de acidentes, sempre seguindo critérios técnicos e com avaliação das bancas julgadoras. Ao final, a equipe com melhor desempenho é eleita a Campeã Mundial de Resgate. O público pode acompanhar a realização das provas e as palestras.

Cerca de 100 profissionais do Serviço de Atendimento ao Trauma em Emergência (Samu), do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) e do Corpo de Bombeiros representam o Paraná na competição. Entre eles está a médica do Siate, Michele Grippa, que venceu as etapas estadual e nacional e agora compete o mundial. “É uma experiência incrível. Uma oportunidade de adquirir muito conhecimento e, principalmente, de integração e troca de experiências com outras equipes de diversos lugares do mundo”, comenta.


“Além da atualização dos conhecimentos científicos com o que há de mais atual no cenário mundial, a participação em eventos como este serve para motivar ainda mais o profissional paranaense que trabalha com o salvamento de vítimas em acidentes de trânsito e outras situações de trauma”, afirma a médica da Diretoria de Políticas de Urgências e Emergências da Secretaria da Saúde, Beatriz Monteiro.

Além de uma competição, eventos como esse ajudam a reduzir o número de mortes e sequelas em acidentes de trânsito. “Infelizmente, só a prevenção não está sendo suficiente. Por isso, queremos as melhores técnicas, as equipes mais bem treinadas, com os equipamentos mais modernos, para diminuir a gravidade dessas situações”, avalia o diretor-médico do Siate e presidente da Associação Brasileira de Resgate e Salvamento, Edison Teixeira.

Desafio Mundial de Resgate

Local: Parque Barigui

Horário: até 17h de sábado e das 8h às 15h de domingo

Mais informações: www.wrcbrasil2016.com

Colaboração Agência de Notícias do Paraná