Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Falta de cinto de segurança é principal infração flagrada no trânsito da capital

(Foto: Divulgação/ Setran)  - Falta de cinto de segurança é principal infração flagrada no trânsito
(Foto: Divulgação/ Setran)

O levantamento da Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito de Curitiba mostra que mais de 7,5 mil pessoas foram flagradas sem o cinto de segurança no último ano durante fiscalizações da Guarda Municipal da capital. Outras 4,1 mil autuações pela mesma infração foram feitas por agentes da Superintendência de Trânsito (Setran) no período. O número resulta em uma média de 32 motoristas ou passageiros flagrados sem o cinto diariamente.

Obrigatório desde 1998, quando entrou em vigor o atual Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o cinto de segurança deve ser utilizado tanto pelo condutor quanto pelos passageiros do banco dianteiro e dos bancos traseiros, em vias urbanas e rodovias de todo o território nacional. “É inadmissível colocar a vida em risco pela falta do cinto de segurança”, argumentou o secretário da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

A regra consta nas normas gerais de circulação e conduta do CTB (artigo 65). O descumprimento é considerado infração de natureza grave, o que acarreta ao motorista uma multa de R$ 195,23 e a perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“A irregularidade é detectada principalmente nos bairros, onde muitas vezes o cidadão dispensa o cinto de segurança porque vai percorrer um trecho curto, para buscar o filho na escola ou ir à padaria”, avalia Rangel.

Outras irregularidades mais comuns identificadas pelos guardas no trânsito são estacionamento em local ou horário proibido especificamente pela sinalização (6.572 autuações neste primeiro ano), estacionar no passeio (6.483 casos) e o uso do telefone celular (5.490).

Colaboração Prefeitura de Curitiba

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo