Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Febre amarela: mais de 100 mil pessoas foram imunizadas neste ano

(Foto: Valdecir Galor/SMCS) - Febre amarela: mais de 100 mil pessoas foram imunizadas neste ano
(Foto: Valdecir Galor/SMCS)

Mais de 100 mil pessoas foram imunizadas contra a febre amarela no começo deste ano, nas unidades de saúde de Curitiba. Até o início da tarde desta segunda-feira (11), foram 103.795 doses, o equivalente a 43% das vacinas contra a doença aplicadas durante todo o ano de 2018.

Apesar da capital paranaense não ter registrado casos da doença, a vacinação foi intensificada por conta da confirmação de pessoas infectadas com o vírus em cidades próximas, como Antonina e Adrianópolis.

A média de aplicações da vacina em janeiro foi 2.480 doses/dia. O número subiu para 5.811 doses/dia na primeira semana cheia de fevereiro, entre os dias 4 e 8.

Indicação e Cuidados

A vacina é indicada para quem tem de 9 meses a 59 anos de idade, e não é necessário tomar a vacina mais de uma vez. Se a pessoa não tomou a vacina ou se não tem certeza, pode verificar se há registro na carteira vacinal fazendo um pré-cadastro no Aplicativo Saúde Já ou procurar a unidade de saúde mais próxima de casa e se imunizar.

A vacina contra a febre amarela é contraindicada para pessoas com sistema imunológico enfraquecido, com histórico de reação alérgica grave ou doença febril aguda. Já no caso de gestantes, mulheres que amamentam bebês menores de seis meses de idade e pessoas a partir de 60 anos de idade, é necessário que um médico avalie o risco-benefício da vacinação e, caso indique a imunização, a prescreva.

Informações Prefeitura de Curitiba

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo