Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Indígenas retomam protesto e bloqueiam pista na BR-277

Indígenas retomam protesto e bloqueiam pista na BR-277

Indígenas retomaram na tarde desta terça-feira (26) a manifestação contra a municipalização da saúde para os índios. O protesto acontece na BR-277, a 500 metros da praça de pedágio São Miguel do Iguaçu. Aproximadamente 50 pessoas, entre mulheres e crianças, protestam na rodovia.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) afirmou que há interdição parcial da pista. O bloqueio acontece de forma alternada, com a paralisação de 15 minutos em cada sentido. A previsão dos manifestantes é de que o protesto dure uma hora e meia.

Este é o segundo dia seguido de protestos. Na manhã de segunda-feira (25), cerca de 200 indígenas bloquearam o tráfego na BR-163, na Ponte Ayrton Senna, em Guaíra, na divisa com o Mato Grosso do Sul.

Mudanças

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou mudanças na estrutura da pasta que impactam diretamente as diversas etnias espalhadas pelo país. A proposta que prevê a extinção da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), que passaria a atuar como um departamento, incorporando os serviços destinados às aldeias a uma nova Secretaria Nacional da Atenção Primária.

A Sesai está a dois meses sem receber recursos do Governo Federal. O pedido dos manifestantes é de que o dinheiro volte a ser depositado, para que as empresas responsáveis por cuidar da saúde dos indígenas retomem o atendimento normal.

Atualização

A pista foi totalmente liberada pelos manifestantes às 16h.

(Foto: PRF)(Foto: PRF)

Colaboração PRF

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo