A juíza Jurema Carolina da Silveira Gomes, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Ponta Grossa, concedeu a reintegração de posse do prédio da reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), ocupado desde a última quarta-feira (19) por estudantes da instituição. Na liminar, a juíza autoriza o uso de força policial, caso haja necessidade.
A decisão judicial também destaca o “uso de violência física e depredação” da instituição. “Registre-se que apesar de constar na referida nota que a reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa foi ocupada de forma pacífica, é fato notório, em razão dos vídeos veiculados na mídia desde o dia 19.10.16, o uso de violência física e depredação do bem público, o que pode inclusive vir a caracterizar crime”.
A juíza destaca ainda que a decisão “não se está querendo desqualificar ou desvalidar o movimento estudantil, tampouco demonstrar insurgência quanto a pauta de reinvindicações, mas tão somente garantir a posse do bem público à Universidade autora”.