Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Justiça determina transferência de presos para penitenciárias estaduais

(Foto: Reprodução) - Justiça determina transferência de presos de para penitenciária
(Foto: Reprodução)

A Justiça determinou, na manhã desta segunda-feira (12), que os presos da carceragem de Jandaia do Sul, que já foram condenados, sejam agora transferidos para penitenciárias estaduais. A medida foi tomada por causa da situação da cadeia que, de acordo com o Ministério Público (MP) é precária. 

Investigações da Promotoria de Justiça de Jandaia do Sul mostraram que os condenados convivem com presos provisórios, o que vai contra a Constituição Federal, que determina que a pena seja cumprida sempre em estabelecimentos distintos. O levantamento da promotoria ainda confirmou que a carceragem do município está funcionando com um número quatro vezes maior que a capacidade do local - são 21 vagas e 103 presos. 

Os condenados deverão ser transferidos em seis grupos, de forma gradual, em um prazo de 180 dias, de dezembro deste ano a maio de 2019. Caso a liminar não seja respeitada, o governo estadual deverá pagar multa no valos de R$ 100 mil por grupo não transferido. Além disso, a partir de 2019, nenhum condenado definitivo poderá ser mantido na cadeia pública de Jandaia do Sul. 

Colaboração Bruno Previdi com informações de MPPR

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo