Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Justiça Eleitoral: 15% dos eleitores deixaram de fazer recadastramento

(Foto: Antônio de Picolli / Tribuna do Vale) - Justiça Eleitoral: 15% dos eleitores deixaram de fazer recadastramento
(Foto: Antônio de Picolli / Tribuna do Vale)

Dos 33, 8 mil eleitores aptos a votar no ano passado, apenas cerca de 28, 5 mil compareceram para o recadastramento biométrico ocorrido em Santo Antônio da Platina desde o final do ano passado, e que terminou na última sexta-feira (16).

Com uma estrutura para atender 850 pessoas diariamente, o movimento de interessados aumentou muito nos dias anteriores ao fim do prazo. Na sexta-feira, foram atendidas 1.147 pessoas. O total de atendimento de novembro de 2016 até sexta-feira, 16 de junho foi de 29.519, entre transferência de título de eleitor para outros municípios e de outros municípios para a cidade, primeiro título, e revisão (recadastramento).

Segundo a chefe do Fórum Eleitoral de Santo Antônio da Platina, Ana Paula Pavanini Navas, no último dia o cartório ficou aberto durante 13 horas consecutivas.

Em breve as cinco mil pessoas que terão seus títulos cancelados por não terem feito o recadastramento biométrico, poderão procurar a 22ª Zona Eleitoral de Santo Antônio da Platina, que reiniciará o serviço, porém, com apenas um computador adaptado para a biometria e um reserva. A pessoa também pagará uma multa no valor de R$ 3,51.

“Vamos nos organizar primeiro, porque trabalhamos muito tempo com uma estrutura improvisada, que agora está sendo desmontada para atender outros municípios paranaenses que ainda estão fazendo o recadastramento”, contou salientando que os números finais ainda poderão sofrer alterações. “Há um prazo a ser cumprido para a efetivação do cancelamento. Enquanto não vencer esse período, não dá para afirmar a quantidade exata de títulos cancelados”, explicou.

Com informações do Tribuna do Vale