Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Melhor preparar o cobertor: frio e geada estão chegando

(Foto: Juliana Rodrigues/Rede Massa) - Melhor preparar o cobertor: frio e geada estão chegando
(Foto: Juliana Rodrigues/Rede Massa)

Os curitibanos que têm estranhado as temperaturas mais elevadas neste inverno já podem voltar a preparar a japona e os cobertores: a previsão é de mínima de 4°C para os próximos dias. Apesar da queda na temperatura, o tempo segue seco até no mínimo o dia 16 de julho e, durante este período, as rajadas de vento devem ser fortes como as registradas nesta quinta-feira (9).

O meteorologista do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), Lucas Fumagalli Coelho, explica que a ‘ventania’ de 67 km/h registrada nesta quinta-feira é resultado da diferença de temperatura entre o interior do Paraná e a capital. “A massa fria está avançando do Oeste para o Leste e, à medida que avança, traz essa rajada forte de vento que todos perceberam hoje, assim como a chuva leve registrada em Curitiba na quarta-feira. No decorrer da tarde e noite a temperatura vai cair, com bastante frio durante a madrugada”, disse.

Desta forma, a melhor opção é aumentar o número de cobertores e se agasalhar bem na madrugada desta sexta-feira (10), quando deve gear na Região Metropolitana, com mínima de 4°C. “Há previsão de geada para toda essa região, assim como Curitiba, onde é mais difícil de perceber. Já no interior, na região de Palmas, Pato Branco e Guarapuava, a geada será de forma intensidade. As únicas exceções são a região Norte e o litoral”, explicou Coelho.

A mínima deve continuar na casa dos 4°C no sábado (11), e o motivo de tanto frio, de acordo com o meteorologista, é um sistema de alta pressão que está avançando pelo sul do país, após a frente fria que passou pela região nos últimos dias. “É um tempo seco, com ar seco chegando e reduzindo as temperaturas, principalmente durante o fim de semana. Depois vai para o oceano e as temperaturas normalizam”.

No domingo (12), Dia dos Pais, os termômetros voltam a normalizar, com mínima de 8°C e máxima de 19°C. Já a tão esperada chuva só deve retornar a Curitiba na próxima quinta-feira (16).