Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Mutirão no Hospital Veterinário esteriliza 92 cães e gatos

(foto: Pixabay) - Mutirão no Hospital Veterinário esteriliza 92 cães e gatos
(foto: Pixabay)

O Hospital Veterinário (HV) realizou no último fim de semana (15 e 16) mutirão de esterilização cirúrgica (castração) de cães e gatos. A atividade foi coordenada pela professora Carmen Lúcia Scortecci Hilst, do Departamento de Clínicas Veterinárias. Foram esterilizadas apenas fêmeas, totalizando 50 gatas da ONG "Sete Vidas", de Londrina, e 42 cadelas da ONG "Amigos dos Bichos", da cidade de Apucarana.

O mutirão possibilitou orientação aos responsáveis pelos animais sobre as patologias do aparelho reprodutor feminino, principalmente as neoplasias mamárias, alertando para a importância da castração precoce na prevenção dessa patologia. A ação ainda permitiu aos 20 alunos de graduação participantes, nove residentes, dois mestrandos e um bolsista de extensão, o aprimoramento da técnica de retirada dos ovários e útero das fêmeas, bem como a coleta desse material para uso em pesquisa de pós-graduação.

Projeto

A atividade faz parte do projeto de extensão "Controle Populacional de cães e gatos em Londrina e região", coordenador pela professora Nilva Mascarenhas, do CCA. "A extensão do HV se mantém como referência no atendimento e orientação das ONGs e comunidade carente, contribuindo com o bem-estar animal, controle de natalidade e para a melhoria da saúde pública quanto ao risco de zoonoses", afirma a professora.

Também participaram da ação alunos e professores do Departamento de Clínicas Veterinárias, Mirian Siliane B. de Souza, Fernanda do Carmo Stievani, Guilherme Cardoso e Maria Isabel M. Martins.

(com informações da Agência UEL)