Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

No primeiro dia do Carnaval, PM prende quatro pessoas no Litoral

(Foto: Soldado Adilson Voinaski Afonso) - No primeiro dia do Carnaval, PM prende quatro pessoas no Litoral
(Foto: Soldado Adilson Voinaski Afonso)

A Polícia Militar do Paraná, por meio do Verão Paraná 2016/2017, esteve presente nos sete municípios do Litoral do estado garantindo a segurança dos turistas e moradores que curtiram o primeiro dia de Carnaval. A atuação da PM resultou em 172 abordagens, quatro prisões e no atendimento de 10 situações de furto, 12 de roubo e nove ocorrências de perturbação de sossego. Mais de 8 mil pessoas participaram das festas carnavalescas nos municípios litorâneos. Em todos os locais com aglomeração de pessoas as equipes da PM fizeram o monitoramento e o destaque para o início das festividades foi Pontal do Paraná, que reuniram cerca de 2.200 pessoas em seus balneários.

“O esquema de segurança funcionou e aplicamos o efetivo em todos os sete municípios do Litoral para inibir a criminalidade e proporcionar mais segurança às pessoas. A Polícia Militar está preparada para fazer o policiamento nos demais dias de festa, inclusive com reforço para as festas deste sábado (25/02) em Matinhos, uma das principais”, disse o Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), pertencente ao 6º Comando Regional da PM (6º CRPM), tenente-coronel Nivaldo Marcelos da Silva.

Visando a segurança de todos nas praias paranaenses durante o Carnaval, a Polícia Militar do Paraná intensificou as ações de policiamento preventivo, ostensivo e repressivo que já vem sendo feito durante o Verão Paraná 2016/2017, em todos os municípios litorâneos durante os dias de festa com equipes de outras unidades da PM. As ações são feitas por terra, mar e ar, nas áreas urbanas (residenciais e comerciais) e rodoviárias com blitzes, patrulhamento aéreo e aquático e ações ostensivas a pé e motorizados.

Uma das maiores festas de Carnaval desta sexta-feira foi em Pontal do Paraná. A partir das 18 horas, a Polícia Militar iniciou os trabalhos com o policiamento nos balneários de Shangri-lá, Ipanema, Santa Terezinha, Praia de Leste e Pontal do Sul. Em Santa Terezinha o trio elétrico saiu da Rua Mônaco até a Avenida Beira Mar (Avenida Aníbal Khoury) e a festa seguiu até 2 horas com a presença ostensiva dos militares estaduais nas imediações. 

“Estivemos presentes desde antes do início de concentração de público até a dispersão, não tivemos ocorrências graves, nem mesmo de perturbação de sossego. Contamos com o apoio da Guarda Municipal da cidade que esteve com as nossas equipes apoiando o policiamento”, disse o Comandante da Subárea de Pontal do Paraná, capitão Anor Vicente dos Santos Júnior.

Os bloqueios de trânsito foram feitos pela prefeitura da cidade entre a Avenida Beira Mar e a Rua Mônaco. Aproximadamente mil pessoas participaram da festa. Durante a atuação da PM, foram registrados quatro ocorrências de furto, a lavratura de dois Termos Circunstanciados (TC). Não houve prisões ou apreensões de pessoas.

Já em Praia de Leste, o público foi de 700 pessoas, que contou com a presença dos militares estaduais no policiamento. Em Ipanema, outro ponto com aglomeração de público por causa do Carnaval, foram aproximadamente 500 participantes. Em todos os balneários do município houve a presença maciça da PM com todo o aparato humano e material disponível.

Devido a grande movimentação de pessoas, é aplicada a Plataforma de Observação Elevada (POE), tecnologia que permite o monitoramento de pontos com grande concentração de público por meio de câmeras de alta definição instaladas nos pontos periféricos do veículo, que auxiliam a identificar pontos onde estejam ocorrendo a prática de delitos. “As câmaras da POE foram interligadas com o sistema de monitoramento da prefeitura, além da parceria com a Guarda Municipal, auxiliando no esquema de segurança”, completou o capitão Anor.

Além das equipes do “Verão Paraná 2016/2017”, no município de Pontal do Paraná houve o apoio da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE), subunidade do Batalhão de Operações Especiais, e da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM) do 9º Batalhão. 

Carnaval nas outras cidades do Litoral:

MATINHOS – Na sexta-feira não houve festividades programadas, mas teve concentração de público na orla; a Polícia Militar esteve presente para reforçar o policiamento preventivo e atender as demandas da população. O trabalho rendeu cinco encaminhamentos, 31 pessoas abordadas, 26 autos de infração de trânsito, uma ocorrência de furto e quatro situações de perturbação de sossego.

Por volta de 3 horas, a PM atendeu uma briga generalizada no balneário de Caiobá, na Avenida Atlântica. A PM chegou no local e foi hostilizada pelos envolvidos, sendo cinco adultos, todos moradores de Matinhos, encaminhadas à Companhia da PM da cidade para a lavratura do Termo Circunstanciado (TC).

GUARATUBA – Neste primeiro dia de Carnaval não houve eventos grandes, apenas pequenos grupos reunidos nas Avenida principal e em bares. Durante o turno de 24 horas, a PM atendeu duas situações de furto, abordou 10 pessoas e apreendeu uma arma de fogo.

Em uma das abordagens, uma equipe da PM recebeu denúncias de que havia um homem armado no Centro da cidade. Com as características do homem, os militares estaduais foram até a região, mas ninguém foi encontrado. A equipe recebeu outra ligação indicando que o suspeito tinha se escondido no banheiro de um supermercado. 

Ao chegar no local ele foi localizado e a arma encontrada escondida na caixa de descarga. O homem, de 18 anos, recebeu voz de prisão e foi encaminhado, juntamente com o artefato (revólver de calibre .38) à delegacia da cidade para as medidas cabíveis.

Em outra situação, por volta de 5 horas, uma briga na Avenida 29 de Abril mobilizou as equipes policiais. Durante o atendimento, pessoas que estavam no local destrataram os militares estaduais, houve desacato. Quatro suspeitos de envolvimento na confusão foram encaminhados à delegacia para a lavratura do Termo Circunstanciado (TC). Alguns policiais militares ficaram feridos e um deles teve de ser encaminhado ao Pronto Socorro da cidade, mas todos passam bem.

PARANAGUÁ – Na sexta-feira (24/02), a partir das 20 horas, as equipes reforçaram o policiamento nas proximidades dos bailes. Durante os eventos os policiais efetuaram patrulhamento a pé e com motocicletas. 

Houve duas situações de perturbação de sossego, duas de furto, seis ocorrências de roubo, além de mais de 110 abordagens a pessoas. Não houve encaminhamentos 

MORRETES – Os bloqueios de trânsito iniciaram às 14 horas de sexta-feira (24/02) e seguem até terça-feira (28/02), após a retirada da estrutura montada pela Prefeitura. As equipes do Verão Paraná 2016/2017, já atuantes no local, contarão com o apoio da Escola de Oficiais (ESO) da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG). As festas na cidade reuniram aproximadamente 2,5 mil pessoas. 

ANTONINA – As ruas próximas ao local de festividade foram bloqueadas a partir das 14 horas de sexta-feira (24/02) e, além do patrulhamento a pé e motorizado, a Escola de Oficiais (ESO) da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) apoiará as ações. Segundo estimativa da PM, aproximadamente 5 mil pessoas participaram das festas de Carnaval.

GUARAQUEÇABA – Os policiais fizeram o policiamento ostensivo e preventivo a partir das 21 horas com reforço constante nos arredores da passagem do público para evitar crimes e aumentar a segurança de todos os envolvidos.

Da PMPR