Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Padrão ouro, Banco de Leite da UEM completa 20 anos

A unidade é a segunda maior do Paraná em volume de doações (Foto: UEM) - Padrão ouro, Banco de Leite da UEM completa 20 anos
A unidade é a segunda maior do Paraná em volume de doações (Foto: UEM)

O Banco de Leite do Hospital Universitário de Maringá completou 20 anos de fundação nesse domingo (30), como segundo maior do Paraná em volume de doação. O serviço conta com uma média de 250 voluntárias e atende mais de 180 bebês por mês.

A maior parte do leite coletado é distribuída às unidades de terapia intensiva neonatais do HU da Universidade Estadual de Maringá, Santa Casa de Maringá, Hospital Paraná, Santa Rita, São Marcos e Santas Casas de Campo Mourão e Paranavaí.

Quatro vezes por semana, as equipes do Banco de Leite visitam locais de Maringá e região para recolher as coletas. O leite materno é pasteurizado e passa por um rigoroso controle de qualidade antes de ser entregue aos bebês.

O Banco de Leite também trabalha com orientação das mães sobre aleitamento e como fazer a doação. Atualmente, a equipe interdisciplinar conta com sete pessoas, entre enfermeiro, técnico de enfermagem, nutricionista e pessoal de apoio.

Em 2014, o Banco de Leite Humano recebeu a certificação Padrão Ouro em Excelência pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RedeBLH), devido ao seu desempenho. Anualmente, os bancos de leite humano são avaliados e certificados de acordo com os critérios de excelência preconizados pela RedeBLH nas categorias Ouro, Prata e Bronze. O de Maringá recebeu o certificado pelo terceiro ano consecutivo, mas em 2014 foi a primeira vez que subiu ao pódio, e manteve a colocação no ano passado.

Segundo a enfermeira Beatriz Genovez, a renovação dos equipamentos e o aumento no número de coletas e visitas domiciliares – possível graças ao veículo adquirido pelo hospital – foram os principais fatores que contribuíram com o resultado.

O telefone do Banco de Leite é (44) 3011-9174.

Colaboração Assessoria de Imprensa