Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Pelo Outubro Rosa, unidades de saúde realizam atendimento no sábado

A programação da campanha Outubro Rosa em Castro continua no sábado (29), com programação nas unidades de saúde. O atendimento inclui a realização de exames citopatológicos do colo de útero, exames clínicos do câncer de mama, solicitações dos exames de mamografia e orientação sobre saúde bucal.

Durante todo o sábado, haverá atendimento nas unidades de saúde do Jardim das Araucárias, Jardim Colonial, Jeová Ribeiro e Socavão. E na unidade de saúde que atende os bairros Jardim das Araucárias II e III, haverá atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Na unidade de Saúde Jeová Ribeiro, o atendimento para os usuários das áreas atendidas pelas equipes de saúde do Jardim Colonial e Jeová, acontecerá das 7h30 às 11h30.

E na unidade de Saúde do Jardim Arapongas, a programação ficou definida para o próximo sábado (05) de novembro. Na data, o atendimento será das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, com realização de exames preventivos do câncer de colo de útero, exame clínico da mama e solicitação de mamografia, além de palestras sobre DSTs.

Prevenção

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

De acordo com o Inca, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles considerados  modificáveis. Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e evitar o consumo de cigarro e de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama.

Colaboração Assessoria de Imprensa.